Um Comentário Inusitado

Mês passado, comentei aqui o caso de uma candidata evangélica que tinha como plataforma de campanha a total erradicação dos católicos da cidade de Ibirité (MG), a 25 km de Belo Horizonte. Ela prometia, em quatro anos, livrar sua cidade das igrejas católicas e dos padres. A postagem é intitulada Trocando Merda Por Bosta.
Agora, nesse exato momento, entro no blog e me deparo com um comentário dos mais inabituais, inédito. Uma pessoa que assina o comentário como Prof. Pe. Paulo faz considerações muito ponderadas sobre minha postagem, cita outros exemplos tão absurdos quanto o dessa evangélica, e, pasmem (eu, pelo menos, pasmei), até fez um belo elogio ao Marreta no final.
Um padre me elogiando?!?! Puta que o pariu!!! E olha que eu não livrei a cara dos padres em minha postagem, não. Disse que os pastores evangélicos são piores, mas não morri de amores pelos clérigos, não.
O Pe. Paulo diz até que eu estou fazendo um bem à nossa esquálida cidadania. Sei não, Pe. Paulo, mesmo porque o atual conceito de cidadania não é algo que eu pretenda defender, direitos excessivos e escassos deveres, o que é um prato cheio para o mau-caratismo. De qualquer forma, obrigado. E parabéns pela isenção com a qual leu e interpretou minha postagem.
Reproduzo, abaixo, ipsis litteris, o comentário do Prof. Pe. Paulo.
"A degradação da vida pública e política nos rincões (mesmo a 25 Km de BH!!) preocupa. O crescimento "quantitativo" da nação crente ainda vai render muitos dissabores a nossa pobre e esquálida república, com novos oligarcas fanáticos substituindo os pachorrentos coronéis de antanho. 
A Igreja católica, apesar de suas mazelas matêm um controle limitador das ambições desmedidas de algum de seus membros, o que não acontece nas igrejolas que vicejam pululantes, sem eira nem beira. 
Na esfera local, municípios pequenos e médios, alguns grandes como Manaus, Natal, João Pessoa etc, o concluio de favorecimento entre prefeitos e lideranças "crentes", sob o cochilo covarde do Ministério Público, já dilapidaram extensas áreas de patrimônio público. 
São praças, escolas, creches e equipamentos ambientais negados, substituidos por barulhentas igrejolas. Em Mossoró-RN, os moradores de um conjunto, o Ulrich Graff impediram na Justiça a doação de uma praça inteira a Assembleia de Deus, irresponsavel e ilegalmente feita pela Prefeita Fafá Rosado.
Trata-se pessoal esclarecido, de classe média, igual sorte não tiveram comunidades pobres que foram despojadas de suas áreas verdes sem que autoridades competentes tivesses feito algo para impedir. Continua com essa linha, vc está fazendo bem a nossa esquálida mas aind viva cidadania."

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Defender o que é certo com graça e inteligência, senso crítico e certa "picardia" é muito bom, Azarão! Sou padre sim, e como muitos colegas concordamos si com vc! (menos aí na parte, digamos inofensiva, da sua repulsa a um modelo de "deus" que foi imposto e sequer se assemelha ao Deus de Verdade que cremos). Realmente estudamos um bocado mas tá diminuindo o gosto pelo conhecimento e a elevação do pensamento, infelizmente entre o clero. E concordo com a textura muito aberta do conceito de cidadania que é só direitos, como vc fala: disso resulta uma transfenrecia brutal de deveres diz para quem? pros mais fracos, os desvalidos, os sem voz, os "bestas". Portanto, caro blogueiro, mais concordânncias que discordância entre nós. No que discordamos, será resolvido, com o bem para ambos os dois, no céu. No que concordamos, penso ser uma linha muito razoável e segura: há uma construção cambiante de cidadania que sofre em fatos como esses que vc narrou e que, infelizmente, se tornaram endêmicos em todo o Brasil: a rapina sob o manto falsificado de um deus de conveniência. Creio como Santo Antônio e outros santos que Deus terminará por falar também pelos ateus para que Sua verdade chegue mais purificada. arabéns mais uma vez, menos pelo excesso, mas que vc claro, tem direito a ele para combater outros piores por aí. Ele tá lhe abençoando, pode crer. (sem vaidade, mas para confirmar algo que vc postou, sou Mestre em Direitos Humanos pela UFPB e Doutorando em Direito pela UFPE, como forma de amar e servir ao próximo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida!!! Vou dizer o quê? Obrigado, de novo. E, com sua licença, vou ficar envaidecido, sim.
      Os excessos aos quais o senhor se refere são propositais, mas nem sempre são realmente o que eu penso e pratico na minha vida real, muitas vezes eles são para provocar as pessoas ao pensamento. Eles não têm o propósito da ofensa pura e simples, mas sim de dar uma cutucada, uma ofendidinha de leve, para que o sujeito ponha sua cabeça a maquinar sobre o assunto.
      Um abraço, e nos vemos no Céu.

      Excluir
  2. Azarão;
    Sei não, creio ser este o meu ídolo, o Padre Paulo Ricardo;
    http://padrepauloricardo.org/
    Abração aos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está a se referir ao Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Jr., os dois não são a mesma pessoa, não. De forma alguma. Esse padre que comentou não tem nada a ver com o Azevedo Jr., de quem você me passou o site.
      Mas já comentei sobre ele aqui no blog:
      http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2012/11/punheta-nem-no-potinho-diz-o-padre.html

      Excluir