Todos Somos Corruptos

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Instituto Vox Populi revelou, mais uma vez, o que todo mundo já sabe : o brasileiro é corrupto! De berço, de nascença!
Aliás, via de regra, o ser humano é corrupto, independente da nacionalidade ou etnia. O que muda são os conjuntos de leis aos quais as nações submetem seus cidadãos. Leis mais rígidas, cidadãos aparentemente mais educados e respeitadores; leis menos rígidas... De resto, é tudo o mesmo barro.
Conheço o caso de um sueco, professor universitário, que, em intercâmbio pelo Brasil e a lecionar em uma de nossas mais diletas universidades públicas, saía todas as tardes à calçada de sua casa e jogava ali o lixo, espalhava o lixo, sem latão nem saco plástico.
Aí, o orgulho nacional foi ferido, alguns alunos que o flagraram em tal imundície, colocaram-no contra a parede, perguntaram ao nobre docente nórdico se ele tinha o mesmo comportamento em seu país, a Suécia. O professor disse que não, mas que havia concluído, pelo que observara nas ruas da cidade, que no Brasil era permitido jogar lixo nas ruas. Primeiro, o cara não está errado em sua conclusão, está? Segundo, se o cara fosse mesmo educado e consciente, o mundo a sua volta poderia estar atulhado de lixo, ele jamais jogaria o seu nas ruas, fosse na Suécia, fosse no Brasil.
O fato é que o ser humano educado só existe sob um código severo de leis. O que, no Brasil, não existe.
A situação por aqui anda tão ruim que o brasileiro é corrupto cotidianamente, em várias de suas práticas tidas como normais, e nem se dá conta disso, exerce plenamente a corrupção como ela fosse um direito legítimo, como se ela nem fosse corrupção.
A partir dos dados da pesquisa, a UFMG e o Vox Populi elaboraram uma lista com as 10 corrupções preferidas do brasileiro, um top ten do nosso famoso jeitinho : 
- Não dar nota fiscal
- Não declarar Imposto de Renda
- Tentar subornar o guarda para evitar multas
- Falsificar carteirinha de estudante
- Dar/aceitar troco errado
- Roubar TV a cabo
- Furar fila
- Comprar produtos falsificados
- No trabalho, bater ponto pelo colega
- Falsificar assinaturas
E tem muito mais. No supermercado, por exemplo, pessoas consomem produtos durante suas compras e descartam as embalagens vazias nas prateleiras, muitas vezes não pagando pelo artigo; o caixa nunca tem moedas de 1 centavo para o troco exato, pessoas com carrinhos abarrotados entram na fila do caixa rápido, jovens na fila reservada aos idosos.Vagas e lugares destinados a deficientes físicos raramente são ocupados por quem lhes é de direito. E a coisa segue por aí.
A pesquisa revelou também que ainda há uma certa esperança, e ela vem dos jovens, que estão mais conscientes e engajados.
Lamento informar aos pesquisadores que o jovem é tão corrupto quanto o velho, sei porque trabalho no meio deles, não se iludam com os discursos dos jovens. A única diferença entre o velho e o jovem, no quesito corrupção, é o discurso, o do jovem é mais hipócrita, a prática é a mesma. Lamento informar aos pesquisadores que os jovens mentiram na pesquisa, eles mentem mais que os velhos.
O adolescente é o primeiro a colar na prova, a tentar falsificar identidade para entrar em festas e comprar bebidas alcoólicas, a tentar fraudar provas de vestibulares com o uso de celulares, instagrans etc. O jovem é tão corrupto quanto o velho, ou até mais, pois suas desonestidades são vistas como normais à idade, como atos de rebeldia. Não são. São safadezas, mesmo.
No serviço público, então, é que o caldo engrossa e entorna de vez. Uma vez protocolado um pedido qualquer, uma gorjetinha,  um agrado ao carimbador maluco da seção sempre agiliza o processo. É o famoso "apressamento". Um diploma de conclusão de graduação universitária, por exemplo, chega a levar um ano, ou mais, para ser devidamente registrado em um órgão federal. Mas se o graduado precisar dele com urgência, um apressamento põe o canudo em suas mãos no prazo de dois ou três dias.
Por isso, quando um país feito o nosso, quase que em uníssono, num heróico brado retumbante, conclama a prisão dos mensaleiros, não é por consciência cidadã que ele o faz, não é por anseios morais que tal grito se lança ao céu, que nosso lábaro ostenta estrelado : é por inveja, pura inveja.
O cidadão comum, o corrupto mequetrefe, morre de inveja do corrupto bem-sucedido.
Fonte : BBC Brasil

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Outro dia comentava isso com um amigo. E falamos do supermercado. É dose meu caro. E o foda é ver/ouvir todo mundo gritando que político é ladrão. Mas se gritar pega ladrão, fica um?

    Mais um ótimo texto, Azarão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, acho que não fica nenhum, não. Nem eu, que se pudesse bem que dava uma sonegadinha no imposto.
      abraço.

      Excluir
    2. No caso do imposto não tem nada de errado pois imposto é roubo e sonegar é simplesmente tentar se proteger.

      Nesse artigo explica bem esse raciocínio:
      http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=546

      Excluir
  2. Acho que o Brasil até possui sim leis rígidas. O Problema é a não execução, ficando portanto apenas no papel. O fato é que o Estado complica tanto a vida do cidadão que ele fica incentivado a dar um "jeito".
    - Não dar nota fiscal (os impostos são massacrantes, e não vemos o retorno)
    - Não declarar Imposto de Renda (mesmo caso do anterior)
    - Tentar subornar o guarda para evitar multas (a qualidade das estradas, o preço dos pedágios, o valor absurdo dos carros no Brasil e do emplacamento enforcam o sujeito)
    - Falsificar carteirinha de estudante (Com o preço dos cinemas e do transporte público, ver um filme ou show, talvez nem com carteirinha o assalariado consegue)
    - Dar/aceitar troco errado (Esse caso é de safadeza mesmo, não tem desculpa)
    - Roubar TV a cabo (O sistema aberto de televisão já é um crime. E se o sinal for da OI ou Claro, é ladrão que rouba ladrão)
    - Furar fila (é falta de respeito. As filas que a gente enfrenta nos bancos também)
    - Comprar produtos falsificados (Comprar filmes e cds originais nem ganhando 3 salários)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até concordo com você em alguns dos casos que citou, mas lei é lei, ou, pelo menos, deveria.
      Mas da mesma forma que você argumenta que a corrupção vem, ou se justifica, dos preços abusivos cobrados por vários serviços, um assassino poderia argumentar que certas pessoas merecem morrer, e que a lei nesses casos é muito rigorosa.
      Ou um canalha qualquer espancaria a mulher dizendo que ela merece, que ela não presta etc.
      Ou um traficante, que o crack não faz mal,ou que faz tão mal quanto a cerveja.
      Ou um político, que o dinheiro do qual se apropria lhe é de direito, afinal trabalha pelo povo.
      O que estou tentando dizer é que cada infrator tem sua desculpa para o ser.
      Justificar um erro com outro (roubo por conta dos baixos salários)só piora a situação. Piora, não. A oficializa, torna o crime "normal"

      Excluir