A Milésima Marretada Do Azarão

Esta é a milésima postagem da Marreta!
O blog começou por sugestão de uma grande amiga; aliás, sugestão, não. Exigência. Imposição. E aqui está o Marreta, já há quase quatro anos. Transformou-se num bom hábito, quando fico dois ou três sem nada postar, inquieto-me, boto a cabeça à cata de argumento ou notícia para comentar.
Não gosto de futebol e tô cagando e andando se o Pelé fez 1000 gols. Acontece que, nesse país, infelizmente, nada representa melhor um milésimo feito que o milésimo gol do negão. O Marreta, nesse caso, rende-se ao simbolismo da imagem.
E acabei descobrindo algo curioso em minha busca por uma imagem da comemoração do milésimo gol do Pelé. Como tudo no Brasil, o selo comemorativo acima, lançado pela ECT, e que ilustra o Pelé em seu clássico pulo seguido de um soco no ar, é falso. É armação!
O selo retrata o negão a trajar a camisa da seleção brasileira de futebol, quando, na verdade, ele marcou seu milésimo gol pelo Santos Futebol Clube. Puta que o pariu! Nada é verdade na história do Brasil.
O quadro A Primeira Missa no Brasil, de Vitor Meireles, é pura cenografia, mostra a indiara toda lá, assistindo contrita à missa, só faltou aquele caderninho com o roteiro da missa nas mãos; o quadro O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo, também foi pródigo em imaginação do artista, não teve corcéis imponentes nem brados retumbantes, D.Pedro I estava montado num burro à caminho de Santos, onde iria ter (e meter) com sua amante, e tinha acabado de aliviar os intestinos atrás de uma moita.
E agora o Pelé. Nem o milésimo gol do negão, o fato histórico mais importante do Brasil no século XX, escapou da adulteração em seu registro.
De qualquer forma, deixando a profundidade de lado, como diria o bom Belchior, esta é a milésima marretada do Azarão. Que venham outras mil, pelo menos. Enquanto a Marreta aguentar.
Valha-me, Thor.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Parabéns pra você, Azarão. Mais mil virão, e que você supere o Negão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... Pela coragem, ousadia e bom humor!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Eu (quase) sempre tenho razão!

    Luanna

    ResponderExcluir