Nada De Novo Em Stephen Hawking

Conta-se sobre Pierre Simon, o Marquês de Laplace (1749-1827), a célebre história:
Laplace foi ao estado para implorar para Napoleão aceitar uma cópia de seu trabalho, que havia escutado que o livro não continha menção a Deus; Napoleão, que era fã de propor perguntas desconcertantes, recebeu-o com o comentário, "M. Laplace, me disseram que você escreveu este grande livro sobre o sistema do universo e jamais sequer mencionou seu Criador." Laplace, que, embora o mais obsequioso dos políticos, era inflexível como um mártir sobre cada aspecto de sua filosofia, levantou-se e respondeu rispidamente, "Je n'avais pas besoin de cette hypothèse-là". (Eu não precisei fazer tal suposição).

E agora vem Stephen Hawking dizer exatamente a mesma coisa, que deus é desnecessário para explicar a criação:
"Porque existe uma lei como a gravidade, o Universo pode e deve criar-se a partir do nada. Criação espontânea é a razão para haver alguma coisa em vez de nada, para que o Universo exista, para que nós existamos", escreve Hawking. "Não é necessário invocar Deus para acender o pavio e pôr o Universo em movimento".

Eu não tenho a mínima condição de entender os conceitos físicos que levaram esses dois senhores a afirmar a inutilidade de um deus no processo da criação, meu conhecimento acadêmico mal resvala na física e, sobretudo, na matemática. Não obstante, tenho a certeza da inexistência de deus desde os meus 6 anos, 7 anos, quando da época em que meus amigos começaram a fazer o catecismo para a primeira comunhão.
Para mim - e aqui agradeço a Monteiro Lobato, que me introduziu à mitologia, a grega e a brasileira -, a coisa sempre foi muito clara, para cada fenômeno sem uma explicação conhecida, um deus é criado. Onde estão Tupã e Thor, por exemplo, deuses do trovão nas mitologias brasileira e nórdica, respectivamente? Morreram. Causa mortis : a explicação física do que é um raio e um trovão. A Lua já foi deusa, O Sol, o Vento, o Mar Revolto...
O último grande fenômeno a ser desvendado é justamente o da Criação. Quando for devidamente elucidado - e será -, o último deus cairá ruidosa e majestosamente. E eu quero estar vivo e por perto, para pegar um caco dele, guardar de recordação.
Será um dia a se celebrar, o dia da ReCriação.

Postar um comentário

0 Comentários