O Novo "Santinho" de Lula

Na Idade Média, a original, não esta atual da Inquisição do politicamente correto e da Fogueira do cancelamento, Deus não havia ainda instalado wi-fi no Universo. Santo Antônio não tinha facebook, São Expedito não tinha instagram, São Pedro não tinha whattsapp nem São Benedito, twitter.
Como divulgar, então, os santos católicos e, claro, lucrar em cima da devoção a eles? Foi quando, lá pelos idos dos anos 1400, surgiram os santinhos católicos, uma espécie de cartão de visitas dos santos, um folder.
Os santinhos católicos trazem a figura do santo na frente, com o nome e respectiva especialidade - se casamenteiro, se das causas impossíveis, se protetor dos motoristas, das crianças, dos animais etc - e uma oração de devoção no verso. Além de divulgarem os santos, as únicas celebridades permitidas à época, os cartões votivos eram vendidos aos fiéis e a renda revertida para as obras de "Deus".
Dando um salto na linha do tempo e aterrissando no Brasil, lá pela década de 1940, os santinhos passaram a ser utilizados para a divulgação de figuras nada santas, os políticos. Os santinhos políticos, inicialmente, eram comercializados na forma de selos e a arrecadação, direcionada para o financiamento da campanha.
O santinho político atual tem dimensão e configuração mais parecidas às dos santos da igreja e são distribuídos de graça - leia-se, suas impressões são pagas com os nossos impostos. Ele traz a foto do candidato, o nome, a legenda, as coligações, o número de urna e o cargo ao qual ele concorre.
Então, ontem, dia 25/10/22, foi divulgado o novo santinho de Lula, o novo impresso de campanha do Sapo Barbudo. Confeccionado por traficantes da Vila Cruzeiro, comunidade do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro.
Uma foto do Lula usando o boné do CPX colada a um papelote de crack. O boné foi usado por Lula - e há quem diga que ele vestiu, literalmente, a carapuça - em 12 de outubro próximo, em visita a mais um de seus redutos eleitorais, o Complexo do Alemão, outra comunidade carioca líder do tráfico de drogas.
Na ocasião, Lula disse que o CPX bordado no boné significa, simplesmente, Complexo do Alemão, uma espécie de souvenir pra turista. Porém, pessoas mais ligadas ao métier garantem que CPX significa cupincha, aliado do tráfico.
O TSE, é óbvio, já ordenou a retirada de uma publicação do twitter que relaciona o CPX ao termo cupincha.
Qual será o verdadeiro significado da sigla CPX? Nunca saberemos. E isso pouco importa. Tanto a fé católica quanto a política são cegas.
Pelo milagre da multiplicação do arroz, feijão e farinha na mesa do brasileiro, sem que este tivesse que ter trabalhado um dia sequer, Lula já foi canonizado por esse povinho preguiçoso. Já ascendeu aos Céus. E, tenho certeza, está sentado à direita de Deus. Que Lula sempre foi um pelego em pelego de trabalhador.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Pô! Como tu não sabe? Esperava mais de você. É óbvio que CPX significa "Companheiro Presida do Xadrez", uma baita referência de Lula aos camaradas dos presídios semiabertos!


    (isso que vou de 13 no 2º turno -> o Lula que se cuide, se eu sou o eleitor dele, imagina quem não é! Pãããããta!).

    ResponderExcluir