O primeiro selo postal do mundo, o penny black, foi lançado na Inglaterra em 1840. O selo foi a forma encontrada para que o remetente pagasse as tarifas postais e não, como era à época, o destinatário, o que gerava um grande número de devoluções e prejuízos para os correios.
No rastro do pioneirismo inglês, veio o Brasil, em 1843, com o lançamento da série de selos Olho de Boi, nos valores de 30, 60 e 90 réis. Sim, o Brasil foi o segundo país do mundo a cunhar selos postais de circulação nacional. Eram tempos de D. Pedro II, um homem de letras, um iluminista e um de nossos vultos históricos menos valorizados. Quem se lembra de ter estudado algo sobre D. Pedro II na escola, a não ser o fato de que era filho de D. Pedro I?
Os selos retratam as figuras históricas do país, os símbolos nacionais, a fauna, a flora, o folclore, a música, os esportes, as riquezas naturais etc. A prática da filatelia é uma boa maneira da meninada travar contato e desenvolver interesse pela cultura, usos e costumes de seu país e também de outras nações. Eu mesmo, colecionador de selos (mais um ajuntador, na verdade) na adolescência, conheci dezenas de bandeiras e de moedas estrangeiras nessa brincadeira. Ainda guardo três ou quatro albuns cheios.
Por isso, é uma grande alegria ver que o bom e velho selo continua firme e forte, mesmo em tempos de internet. E que ainda se presta a pioneirismos.
A Finlândia, país com fama de ser um dos mais progressistas do mundo, lançou uma série de selos com temática homoerótica (sic), ou seja, selos em homenagem à viadada, ao reino da bicholândia. Os selos reproduzem 33 trabalhos do artista finlandês Touko Laaksonen, um ícone gay de sua geração
A exemplo da série Olho de Boi, a série finlandesa bem que poderia receber o nome de um outro ruminante, bem que poderia se chamar Olho de Cervo. O terceiro olho do cervo, o olho cego, aquele em que o sol não bate.
E antes que algum ABGLTXYWZalfabetagama resolva levar a sério o que falo e me acuse de preconceito, homofobia etc, saliento que se há alguma estereotipação da figura homossexual masculina, ela parte do autor das ilustrações, e não de mim.
E antes que algum ABGLTXYWZalfabetagama resolva levar a sério o que falo e me acuse de preconceito, homofobia etc, saliento que se há alguma estereotipação da figura homossexual masculina, ela parte do autor das ilustrações, e não de mim.
Conheço, trabalho, convivo com homossexuais masculinos e nunca vi nenhum deles carregando o outro nos ombros, ou se vestindo como o pessoal do Village People. Alguém já viu? O policial aí está. Será que também tem selo do caubói, do operário de obras, do índio Sioux, do motoqueiro em roupas de couro, do marinheiro? Macho, macho man (macho man) I've got to be a macho man Macho macho man I've got to be a macho! Ow...
Para as novas gerações, que já nasceram em tristes tempos de correio eletrônico, cabe aqui um esclarecimento de como se usar um selo.
Primeiro, você escreve uma carta (sim, escrever, e não tome isso como ofensa pessoal; escrever, aquilo que, por mais resistente que você seja em aprender, a escola ainda lhe ensina).
Segundo, ponha a carta no envelope e se dirija ao posto dos correios mais próximo - sim, você precisa sair de casa para postar sua carta, andar pelas ruas, tomar contato com o mundo; por via das dúvidas, leve seu celular com GPS, de repente, você se esquece do caminho de volta ao seu lar.
Terceiro, entregue sua missiva (missiva é... bom, deixa pra lá) ao atendente do correio. Ele a pesará e lhe dirá o quanto de selo você terá que comprar para pagar pelo envio da correspondência.
Por último, de posse dos selos do policial e do musculoso acima, você terá que colá-los no envelope; é uma parte fundamental do processo, diria até que é a etapa crucial. Mas não se exaspere, o procedimento para tal é dos mais simples. Você vai pegar o policial e o musculoso, vai virá-los de costas para você e começar a lamber as traseiras deles, ali há uma cola que é ativada pela sua saliva. Você vai lambendo e lambendo as traseiras do policial e do musculoso, até ficarem bem molhadas, viscosas e pegajosas : o seu selo está pronto, é só pressioná-lo por alguns segundos sobre o envelope. Então, o atendente dos correios pegará o policial e o musculoso - molhados, encharcados, grudados, prontinhos, prontinhos - e, sem piedade, lhes dará uma potente e sonora carimbada. Chamuscar-lhes-á sem dó.
Sê-lo ou não sê-lo? Sei não... mas me parece que o policial e o musculoso, há tempos, já perderam seus selos.
Eis um autêntico selo da série Olho de Cervo
0 Comentários