Enterro de Anã Branca

Quem já viu um enterro de anã branca?
Quem é que carpe no funeral de uma estrela?
Que velas a estrelar seu velório?
Que tipo de verme ou bicharia
Roem a estrela depois da morte?
(Tome, Dr., esta tesoura, e... corte
Minha singularíssima pessoa.
Que importa a mim que a bicharia roa
Todo o meu coração, depois da morte?!).
Em que se decompõe uma estrela?
Em suspiros de fótons?
Em saudades de pirilampos?
Em migalhas de lampiões a querosene?
Em almas penadas em fogo-fátuo?
Ou nas pedras de gelo
Cintilando no copo de whisky
Do poeta decadente
Sem inspiração?
Decompõe-se em novas auroras
A anunciar velhas rotinas,
Em ancestrais cometas
A anunciar novos fins de mundo.
Em novos
Nunca vistos
Nem nunca suspeitados
Novos disfarces da essência.
Em novos elementos químicos
Indomáveis
Incavalgáveis
Indetermináveis pela Alquimia
Intabeláveis
Ingaioláveis em letras e famílias.
Mas que sei que estão por aí.
A correr, a galopar
A crestar meu sangue
A intumescer meu pau.

Postar um comentário

0 Comentários