Dilma Rousseff, Tão Semiletrada Quanto Lula (Ou : Diga-me Quem Te Governa e Te Direi Quem Tu És)

Não tenho carro. Não dirijo nada que tenha motor. Não tenho nem mesmo carteira de habilitação. 
Todos meus deslocamentos - ao trabalho, ao supermercado, à biblioteca, à casa de familiares e amigos, faço-os a pé. E dada a falta de educação do brasileiro em relação à destinação do lixo que produz, encontro de tudo jogado pelas ruas. Até dinheiro, às vezes, eu acho, coisa pouca, um real, dois reais, cinco reais já é acertar na mega-sena das calçadas e das sarjetas.
Ontem, achei lixo útil. Em meio a inúmeros formulários, talões de recibos, blocos de segundas vias e outros descartes de escritório, estavam lá um minidicionário Aurélio em perfeitas condições - até encapado com papel contact -, o livro Medicina Alternativa de A a Z - um compêndio de receitas caseiras à base de frutas, legumes e verduras que promete a cura para todos os males, de abcesso a zumbido no ouvido, passando por calo, diarreia, hemorroida e impotência, todas as ziquiziras que afligem à inviável espécie humana organizadas em na forma de verbetes, um Aurélio das moléstias - e uma revista Veja velha, de março deste ano.
Peguei e enfiei na minha bolsa a tiracolo - estilo carteiro - até a revista Veja, afinal, na seção Gente sempre tem a foto de alguma gostosa em trajes sumários.
Mas encontrei coisa melhor nas páginas da Veja. Uma reportagem sobre a participação da presidente Dilma Rousseff a nos representar na VII  Cúpula Brasil-Europa, realizada em fevereiro do ano corrente. Como disse, é notícia velha, mas os fatos e os contextos são atualíssimos, eternos no Brasil.
A reportagem destaca algumas falas de Dilma quando de sua vez ao púlpito e revela que ela é tão iletrada quanto seu antecessor, o companheiro metalúrgico Lula. Que Dilma Rousseff, não obstante ser filha de engenheiro e de professora e ter frequentado as melhores escolas (estudou no Colégio Sion, de Belo Horizonte, e cursou Faculdade de Ciências Econômicas na UFMG), é tão incompetente para o cargo que ocupa quanto o filho de retirantes nordestinos que conseguiu se formar em tornearia mecânica. Talvez até mais incompetente, vistas as chances que teve de ser muito melhor que Lula.
A seguir, alguns trechos do discurso de Dilma Rousseff, a mostrar que nossa elite também é desaculturada, ignorante, semianalfabeta, incapaz de concatenar o mais rudimentar raciocínio, sem nenhum estofo, menos ainda eloquência. É mesmo o velho ditado, por mim aqui adaptado : Diga-me quem te governa e te direi quem tu és.
"A Zona Franca de Manaus, ela está numa região. Ela é o centro dela porque ela é a capital da Amazônia."
Que joia rara do pensamento!!! A Zona Franca está numa região (sério?), ela é o centro dela (o centro dela mesma ou da tal região?) e, finalmente, alça Manaus à capital de toda a Amazônia, e não apenas do estado do Amazonas. As freiras do Colégio Sion devem ter ficado muito tristes, Presidenta.
"Ela [Zona Franca] evita o desmatamento, que é altamente lucrativo - derrubar árvores plantadas pela natureza é altamente lucrativo."
Ler Maquiavel e Robespierre para quê? Quem tem Dilma, tem tudo. A Zona Franca, para ser construída, desmatou um porrilhão de hectares. Ou será que suas indústrias estão instaladas harmoniosamente no seio da floresta por entre castanheiras, seringueiras, cedros, mognos, palmeiras e vitórias-régias? Ou será que seus trabalhadores, à hora do almoço, devoram suas quentinhas em companhia luxuosa de araras, tucanos e macacos-prego? E a grande Manaus que cresceu à volta da Zona Fanca, o fez sem derrubar uma única moita ou ninho? Manaus é um Éden equatorial? Árvores plantadas pela natureza? As freiras do Colégio Sion, de novo, devem estar muito tristes, Presidenta. Elas nunca lhe ensinaram que é Deus quem planta as arvorezinhas?
"Os homens não são virtuosos, ou seja, nós não podemos exigir da humanidade a virtude, porque ela não é virtuosa, mas alguns homens e mulheres são, e por isso é que as instituições têm que ser virtuosas."
Que virtuose do pensamento, a nossa Presidenta.
"Queria destacar a importância da ligação entre Brasil e a Europa por cabos de fibra óptica submarinos. A ligação com a Europa significa uma diversificação das conexões que o Brasil tem com o resto do mundo."
Essa, eu passo!
"Nós consideramos como estratégica essa relação, até por isso fizemos essa parceria estratégica."
Isso é que uma estrategista de primeira. Morram de inveja, Alexandre, o Grande, Júlio César, Aníbal, Napoleão, Franklin Rooselvet, Winston Churcill e Charles de Gaulle.
Fatos como este mostram algo muito pior que o despreparo de nossos líderes políticos, muito pior que as suas crassas e evidentes incompetências : revela o descaso de nossos governantes para com a nação que representam.
Descaso, sim. Do mais absoluto. Dilma Rousseff não foi pega de surpresa sobre os assuntos debatidos na Cúpula Brasil-Europa. A pauta a ser tratada é conhecida previamente por todos os participantes, aliás, com muita antecedência. Dilma e seus assessores, simplesmente, não fizeram a lição de casa. Por não a acharem necessária. Por desfaçatez.
A pobre professorinha brasileira, que dependendo da região em que (sobre)vive, não chega a ganhar R$ 1000,00 mensais, vai lá todos os dias e prepara a aula para seus alunos. Dilma Rousseff e seus assessores não se dignam em preparar discursos que falam por uma nação inteira. É pra representar o Brasil mesmo, aquele povinho, vai de qualquer jeito, do jeito que sair tá bom, devem pensar Dilma e seus assessores.
A reportagem, escrita por Duda Teixeira, e com o inspiradíssimo título de "O Samba da Diplomacia Doida", traz ainda algumas pérola lulianas, algumas gotas de sabedoria do mestre : absurdos históricos (Napoleão visitou a China), geográficos (o Oceano Atlântico separa o Brasil dos Estados Unidos), físicos (a poluição do ar daqui decorre do fato de a Terra ser redonda e, ao girar, o Brasil passar na atmosfera dos países poluidores), tudo investido do mais alto tom professoral.
Frente ao mestre, Dilma Rousseff é uma incipiente normalista, não tem os dons naturais de Lula, mas tem se mostrado esforçada e aplicada aluna em agradar a seu preceptor.
Marina Silva será muito diferente? Duvido muito.
E, depois, querem malhar o Tiririca, querem enxovalhar o palhaço. Quiseram impedi-lo de assumir o cargo, para o qual foi eleito por um milhão e meio de eleitores, sob a alegação de que o abestado era analfabeto. Aí, o palhaço deveria ter se saído a la macaco Sócrates, do extinto e saudoso programa humorístico O Planeta dos Homens : "Ué?!?! Mas sou só eu? Cadê os outros?"
Por acaso, as supramencionadas declarações de nossos últimos presidentes da República revelam chefes de nação muito mais gabaritados que o abestado Tiririca? Não, claro que não. São de natureza muito similar.
Por isso, vou votar no Tiririca, de novo. E não tem nada de voto de protesto, não. Vou votar porque Tiririca é tão ruim ou tão bom quanto os nossos políticos consagrados. E diferente da maioria deles, é tão honesto e trabalhador quanto a carreira política permite que alguém seja.
Vou votar em Tiririca porque ele foi indicado, na sétima edição do Prêmio Congresso em Foco (2012), como um dos 25 melhores deputados do ano pelos jornalistas que cobrem o Congresso. 
Tiririca - e aqui não há nenhuma ironia de minha parte, há um grande lamento, sim, mas ironia, não - é o que temos de melhor na política; o pior é que o Tiririca é o que temos de melhor. É um dos mais assíduos da Câmara, comparece regularmente e, ao seu jeito, cumpre direitinho o seu papel. Tiririca, ao menos, faz a lição de casa. Toda em garranchos e garatujas, mas faz.
Já Dilma e seus assessores muito me lembram outro personagem de nosso humor, o Rolando Lero, da Escolinha do Professor Raimundo, interpretado pelo saudoso Rogério Cardoso sob a igualmente saudosa batuta de Chico Anysio.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Até onde sei, ao tomar posse como deputado da atual legislatura, o Tiririca apresentou-se de terno e sem aquela peruca manjada. Com isso, criou uma excelente metáfora para explicar o provável impulso que leva gente de todas as classes sociais e de todo tipo de ideologia a desejar um cargo de deputado ou senador, muito, mas muito bem remunerado mesmo. A maioria absoluta daqueles que se candidatam está pouco se lixando para a população que jura irá defender. No duro, no duro, está todo mundo a fim mesmo é de “descabelar o palhaço”. Mas só o Tiririca tem autoridade moral para fazer isso.

    ResponderExcluir
  2. Se no lixo se achava,a Veja, em local apropriado estava.
    Nela, nem as gostosas da coluna Gente são confiáveis ....
    Quanto a tu, o´ Marreta, fique esperto com tua assessoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, valeu pela assessoria, marquei feio nessa,erro primário mesmo. Corrigido já está.
      abraço

      Excluir