Chavéz Nosso Que Estais no Céu

Quem me chegou com essa foi um aluno, 'professor, o senhor viu a oração do Chavéz?', 'do Chaves do SBT, do Kiko, da Chiquinha?', 'não, professor, do Hugo Chavéz'. De cara, achei que fosse zoeira, mas o menino é bom aluno, um dos poucos que ainda resistem em se manter bons, depois vi que era algo tão absurdo que só podia ser verdade, afinal, a ficção tem que ter uma coerência, a realidade não.
Cheguei em casa, fui fuçar na net e encontrei : segunda-feira agora, dia 1º, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que atualmente está no poder tendo à frente o presidente Nicolás Maduro, apresentou aos venezuelanos uma oração em que Hugo Chavez substitui o Todo-Poderoso, o Pai-Nosso. “Chávez nosso que estás no céu”, diz o início da prece Chavista.
A prece, chamada de "A Oração do Delegado", foi apresentada em um teatro da capital Caracas durante um evento que discutiu os “desenhos do sistema de formação socialista”. A deputada chavista Maria Uribe entoou a oração em voz solene. 
Dom Roberto Luckert, vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, reagiu : “uma paráfrase do Pai-Nosso em uma versão tão ofensiva” que é “um abuso, uma manifestação de mediocridade e falta de criatividade para fazer uma oração”. 
Nicolás Maduro contra-atacou : “Senhores, minoria de bispos que não representam o povo católico, que saíram como a inquisição a perseguir a jovem mulher, trabalhadora, porque leu um poema. De vocês o que brota é ódio a Chávez”, disse. “Não puderam derrotar Chávez enquanto vivo e agora querem persegui-lo no amor espiritual que o povo lhes tem, isso é a verdade”, frisou.
Disse ainda que na Venezuela há "liberdade para a criação" e comparou a Oração do Delegado com as obras dos escritores Miguel Ángel Asturias e Pablo Neruda. “Senhores da inquisição, exijo respeito pelo espírito criador e já basta de tanta perseguição contra Chávez”, finalizou.
Sei não, acho que não demora muito e esse Dom Roberto toma um chá de sumiço, mais dia menos dia, irá ter antes do programado com o seu criador.
Eis a oração na íntegra:  

“Chávez nosso que estás no céu, na terra, no mar e em nós
E, Delegado, Santificado seja o teu nome, 
Venha a nós o teu legado para ajudar pessoas de aqui e ali. 
Dê a nós a tua luz para nos guiar todos os dias 
Não nos deixe cair na tentação do capitalismo, 
Mas livra-nos do mal, da oligarquia, do crime de contrabando, porque a pátria, a paz e a vida são nossas
Por séculos e séculos, amém
Viva Chávez”  

Pããããta que o pariu!!! Se a moda pega, logo, logo, teremos por essas plagas a substituição do Pai Nosso pela oração do Painho Lula, que poderia ser algo do gênero:  

"Painho Lula que estais no Planalto Central
Santificado seja o vosso nome
Venha a nós o vosso mensalão
E que seja feita a vossa vontade assim na Câmara
Como no Congresso e no Senado
Perdoai as nossas sentenças 
E não nos deixei cair na Detenção
A bolsa-família nossa de cada dia nos dai hoje
Para que fiquem cheios os pandus de nossa vasta prole
Sem que precisemos pegar no batente
Não nos deixei sem farinha e jerimum
Mas livrai-nos do trabalho formal
Amém"

Alguém sugere algum adendo à oração do Painho-Lula, alguma modificação?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. A oração original foi ensinada pelo Filho. No caso do Chavez, o filho é o Madruga, quero dizer, Maduro. Aliás, grande filho da puta! Por isso, tem lógica.
    Já no caso de Pindorama, acho que você psicografou a oração, pois acredito que você não é um dos filhos do Lula. E como são muitos os “filhos” do Painho, não saberia dizer qual deles ensinaria essa “reza” (isso é pra deixar evangélico puto). O máximo que consigo é imaginar a profissão da mãe...
    Se fosse, por exemplo, um mensaleiro, poderia ter uma frase assim: "perdoai as nossas sentenças e não nos deixei cair na Detenção".
    Brincadeiras à parte, deixa como está, pois ficou muito boa a sua oração.

    ResponderExcluir