Viver É Outra Coisa

Amanhã - que já é hoje -, volto ao trabalho. 
Que detesto. Com o qual não mais me identifico há muito, se é que um dia já; a memória não é mais confiável para afirmar que sim ou que não.
Algum idiota, querendo me provocar, disse que não lhe parecia muito honesto que eu vivesse de um trabalho o qual desprezo. 
E quem disse que eu vivo do meu trabalho? Ou que sou honesto? Viver, eu vivo das pequenas coisas que gosto de fazer, e que ninguém mais pode fazer por mim. Como escrever essas considerações aqui, a uma hora dessas; como cuidar do meu filho. Meu trabalho, inúmeros outros podem fazer por mim, não interessa se melhor ou pior , podem.
Do meu trabalho tiro o dinheiro que põe a comida na mesa, que paga as contas da casa, a escola e os remédios do filho. Obtenho tudo do trabalho, menos a vida. A vida é o que deixo de lado quando vou trabalhar.
Quando volto ao trabalho é que tiro férias verdadeiramente. Tiro férias da vida, desgraçadamente. Pobre daquele que confunde a vida com os meios de mantê-la.
Amanhã - que já é cada vez mais hoje -, volto ao trabalho. 
Bebi mais do que devia e dormirei menos quê. Ressaca e sono virão me dar bom-dia em poucas horas. Ressaca se rebate com outra talagada do mesmo veneno. E a falta de sono? Com mais falta de sono? Não funciona, eu sei que não. O sono deficitário deveria ser considerado um dos maiores males dos tempos atuais.
Mas ainda tenho meus passos rápidos e firmes movidos à cafeína, tenho o rio que tentam verter em cimento há décadas, mas que sempre transborda transgressor, tenho caminho reto e certo, e um destino que não me exige mais nenhum esforço, cujo roteiro já sei cor.
E tenho a certeza da volta e da reclusão à minha casa, aos meus, à vida.
Eu penso neles, e a merda do trabalho fica fácil.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. É de certa forma lamentável eu ter feito, mesmo que como coadjuvante parte da merda do trabalho detestável! Mas tudo tem seus vários lados... Foi bom, ao menos do meu ponto de vista egoísta.

    Quanto ao texto, ficou muito bom...Acho que quando mais sincero, melhor!
    Espero o melhor possível neste seu primeiro novo dia.Com cenário velho, mas com alguns enfeites novos, figurantes também.

    Abraços.

    ResponderExcluir