Aço Frio De Um Punhal

Fernando Pellon é o que se pode chamar de um veterano inédito. Tecnicamente, estreou na música em 1983, mas a não ser que você conheça um LP chamado "Cádaver Pega Fogo Durante o Velório", ele é pura (e ótima) novidade na MPB, tão necessitada delas. Eu mesmo, que tanto fuço pela net à cata de raridades musicais, desconhecia-o.
O cara é foda! É mórbido e poético, escatológico e lírico. Sua letras tratam da vida noturna, do mundo dos bêbados e das putas, dos desvalidos, das cervejas quentes a dormirem nos copos, dos tocos de cigarros amassados nos cinzeiros dos botequins, dos perfumes baratos, do sexo sem beijos, dos sorrisos falhos de pivôs, dos crimes passionais.
Tanto que coube a Aldir Blanc, poeta e letrista, parceiro de João Bosco, e profundo conhecedor da vida boêmia carioca, fazer o texto de apresentação do novo trabalho de Fernando Pellon, Aço Frio de Um Punhal :
"O extraordinário autor Fernando Pellon é o "dotô" geólogo reverenciado mundialmente. O fato é que Pellon bate bem com as duas. As violentas e belas imagens que o CD apresenta, valorizadas pelo sempre minucioso trabalha de Jayme Vignoli, são diferentes de tudo que rola por aí com a máscara de "muderno". Música popular se faz com flores de plástico, mistura crime hediondo e mar de delícias, dejetos e desenganos, guimbas e gosmas, daltontrevisanianamente, com ecos de Nelsons, o Cavaquinho e o Rodrigues, a sombra da tuberculose rondando a Rosa da inspiração no buteco imundo, beijos e vômitos rolando com os desejos pelos últimos degraus da vida."
Humildemente, digo ainda que Blanc esqueceu de mencionar duas outras claras referências nas letras de Pellon - posso estar enganado, mas elas vieram a mim logo de cara -, os universos de Augusto dos Anjos (escarra nessa boca que te beija) e o de Paulo Vanzolini e sua famosa Ronda (e nesse dia, então, vai dar na primeira edição, crime de sangue num bar da avenida São João). Com Vanzolini, ele compartilha tanto o universo do "rolando um dadinho e jogando um bilhar" quanto o mundo acadêmico; Vanzolini é zoólogo dos bons e Fernando Pellon, geólogo reconhecido internacionalmente.
Tem mais em o Aço Frio de Um Punhal, tem Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Odair José e Angela Ro Ro. É um puta disco. A seguir, coloco a letra da minha preferida do CD, o tango Cinco Sentidos, e, ao fim da postagem, o link para baixar essa preciosidade da MPB.

Cinco Sentidos
(Fernando Pellon)
Por teu amor, cheirei o teu sovaco,
Por teu amor, funguei no teu cangote,
Por teu amor não fiquei inibido em pôr a prova meus cincos sentidos.
Por teu amor eu gastei muita ficha de telefone, passei muito trote,
Por teu amor ameacei de morte todo os meus rivais potenciais.
Agora estou na rua da amargura,
Fumando guimba de cigarro usado,
Bebendo resto de cerveja quente,
Comendo o que na travessa é deixado.
E os versos que eu te dediquei, poeta,
Nos quais eu me entregava por inteiro,
Eu reescrevo com as minhas fezes
Atrás da porta de qualquer banheiro.

Para baixar o disco, é só fazer o de sempre, dar uma clicadinha aqui, no meu poderoso MARRETÃO.

Postar um comentário

0 Comentários