Copa América do IDH

Quero que o futebol se foda, sempre quis. Desde quando tinha meus 8, 10 anos de idade e era levado por meu pai aos estádios de futebol para assistir aos times locais. Eu preferia ficar em casa a ver os filmes de Jerry Lewis que passavam na Sessão de Sábado, às 15 horas, isso lá pelos idos de 1975, 1976. Não entendia o sentido de tudo aquilo - hoje, sei que não existe nenhum -, aquela gritaria por nada, só lembro do calor que fazia naquelas arquibancadas de concreto. Por isso, quero que o futebol se foda. Sempre quis.
E parece que é o que vem acontecendo com a seleção brasileira de futebol na copa América, parece que os débeis mentais feitos em deuses por um povo de débeis mentais vêm tomando na tarraqueta, até goleada já levaram no rabo. Eu acho é bom. Até porque o Brasil não perde porra nenhuma num embate desse, só quem perde são os onze analfabetos em campo.
Derrota maior - e essa, sim, lamentável - que na Copa América de Futebol, o Brasil sofreu na Copa América do IDH, ficou em sétimo lugar, atrás de países bem mais pobres que nós. O ranking das Américas ficou assim definido :
1.    Chile – 0,783 (45º)
2.    Argentina – 0,775 (46º)
3.    Uruguai – 0,765 (52º)
4.    México – 0,750 (56º)
5.    Costa Rica – 0,725 (62º)
6.    Peru – 0,723 (63º)
7.    Brasil – 0,699 (73º)
8.    Venezuela – 0,696 (75º)
9.    Equador – 0,695 (77º)
10.  Colômbia – 0,689 (79º)
11.  Bolívia – 0,643 (95º)
12.  Paraguai – 0,640 (96º)
Fosse realizada uma Copa do Mundo do IDH e o resultado seria ainda mais vergonhoso, relatórios da ONU mostram o Brasil na 73ª posição do planeta. Atrás de países como : Trinidad e Tobago, Panamá, Antígua e Barbuda,São Cristóvão e Névis,Venezuela, Romênia, Malásia, Montenegro, Sérvia, Santa Lúcia, Belarus, Macedônia e Albânia. 
Alguém já tinha ouvido falar de um país chamado São Cristóvão e Névis? E Belarus? Santa Lúcia? Pois é, parece que eles existem e dão de goleada no Brasil. A Romênia, achei que tivesse sido enterrada junto com o conde Drácula. E a Macedônia, com Alexandre, o Grande. Tem até uma tal de Barbuda.
Mas não nos entristeçamos, somos muito bem rankeados em várias outras modalidades, o que muito nos enche de orgulho. Somos campeões mundias de homicídio, terceiro do mundo em consumo drogas ilícitas, vice-campeão de abortos clandestinos (perdemos apenas para a China, mas estamos treinando). Campeões de impostos malversados, corrupção e impunidade. Não fazemos feio ainda nas olimpíadas das cáries dentárias, das doenças infecto-contagiosas e verminoses, somos campeões mundiais de impressão de Bíblia (puta que o pariu), campeões mundiais de católicos (somos o país do mundo com maior número dessa raça,e essa é a origem de toda a desgraça) e, agora, li ontem ou anteontem, um novo título mundial nos avizinha : parece que o Rio de Janeiro está prestes a ser considerada a Capital Mundial do Orgulho Gay, ou coisa que o (não) valha.
Frente a tantas conquistas, o que tem um IDHzinho mixuruca? Ora, deixemos de ser um pouco ranzinzas.
A saber : o IDH (indíce de desenvolvimento humano) combina três parâmetros em seu cálculo, expectativa de vida ao nascer, o acesso ao conhecimento como anos médios de estudo e anos esperados de escolaridade (alfabetização e taxa de matrícula) e PIB (renda per capita); seus resultados variam de 0 a 1, e o ranking é liderado pela Noruega e Islândia, ambas com 0,968. Ou seja, só falta o norueguês e o islandês serem imortais, todo o resto, eles já têm.

Postar um comentário

1 Comentários