Cerveja Colônia, Boa e Barata

A minha suposta sovinice já é lendária tanto entre meus familiares quanto entre meus poucos e seletos amigos, mas é pura maledicência que eu seja pão-duro, canguinha, mão de vaca ou que tenha um escorpião no bolso. 
A questão é que gasto (bem) menos que a média das pessoas com quem convivo, e não que me prive de algo que realmente eu precise, nada disso. É que eu não me deixo levar por rótulos coloridos e cheios de design, não me deixo influenciar por propagandas pirotécnicas e fartas de bundas e peitos (gosto de ver as bundas e peitos, mas eles não me convencem a comprar nada), não me impressiono com o que está na moda e nem quero nada em grandes quantidades. Não pago caro por um produto se há outro mais barato que me tenha a mesma função e serventia. Não é questão de avareza, é de bom senso, de inteligência. Sempre que possível, só compro mesmo do mais barato. E ponto. E, muitas vezes, o mais barato tem qualidade até superior.
É o caso da cerveja. Nunca tive frescura pra essa coisa de marca de cerveja. Primeiro que não tenho paladar refinado a ponto de diferenciar o tipo de lúpulo, malte e etc (e desconfio grandemente de quem diz que o tem); segundo que você toma a cerveja agora e, meia hora depois, já a está mijando; terceiro que o ramo cervejeiro é dominado por grandes multinacionais que, obviamente, têm interesse em manter a qualidade do seu produto seja em que país atue e que marca ela represente (está tudo padronizado); por último que hoje não tem mais isso de fórmula secreta, qualquer químico meia-boca com um espectofotômetro ou cromatógrafo a gás desvenda a composição de qualquer produto.
O grande diferencial de uma cerveja para outra é o que eu já disse : é o rótulo, é a propaganda direcionada para esse ou aquele público-alvo, são as "celebridades" que aparecem dizendo que as tomam, são os eventos que cada marca patrocina etc. O líquido é praticamente o mesmo. Por isso, em matéria de cerveja não há exceção, eu só compro da mais barata que eu achar. Tanto que mantenho a seção Boa e Barata aqui no blog desde o seu ínicio, onde dou dicas de cervejas boas e baratas, todas devidamente degustadas por mim.
Essa semana, olhando um desses folhetos de supermercado que chutamos pelo chão, vi uma oferta de cerveja na rede de mercados Assaí, cerveja Colônia por R$ 0,72 a latinha. Imediatamente, comuniquei minha intenção de adquirir tal pechincha à minha esposa, que torceu o nariz para a minha descoberta, deixando evidente que ela não tomaria Colônia. A preferida dela é a Kaiser, sempre foi, e depois que a Kaiser recebeu o selo de qualidade do ITQI (International Taste & Quality Institute) de Bruxelas, Bélgica, ela vive me tirando sarro e se vangloriando de seu paladar.
Comprei a cerveja barata, é claro. E não é que no alto da latinha da Colônia, bem pequenininho, quase nem vi, está também lá o tal do selo do ITQI?  Há!Há!Há!Há! A Colônia - fabricada no RS e de propriedade, se não me engano, do apresentador Ratinho - tem qualidade reconhecida internacionalmente pelo ITQI, que é uma organização independente composta por chefes e sommeliers cujo objetivo é promover testes e a degustação de alimentos e bebidas superiores. A Colônia, depois pesquisei no site do ITQI, foi premiada por dois anos consecutivos, 2007 e 2008. E o que é melhor, bem melhor : por setenta e dois centavos a latinha.
Que se fodam as Bohêmias, as Originais, as Skóis, as Brahmas e que tais. Que se fodam os manés que pagam mais caro pela mesma merda que eu. Daqui pra frente, eu só tomo Colônia. Quer dizer, até que se mantenha a oferta no Assaí ou apareça marca mais barata.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Olá trabalho com a Colonia e apenas para completar a informação...
    A Colônia é originária e produzida em Toledo no PR, tinha uma parceria de produção com uma empresa no RS, mas não tem mais, e o Ratinho é apenas Garoto Propaganda da Marca.
    Quanto aos prêmios... a Pilsen (tradicional que vc deve ter consumido) já recebeu o ITQI nos anos de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011.
    Bom... nesse link (http://www.inab.com.br/?pg=premios&lang=pt) você poderá ver todos os produtos da Colonia que recebem o ITQI e o AIBA (premio Australiano).
    Att
    Aline

    ResponderExcluir
  2. discordo que cerva é tudo igual, tenho bar, e aquela bavaria é uma grande m---- a unica cerveja que nao tomo, agora a colonia nao posso falar porque nunca tomei....mas quero experimentar...abç

    ResponderExcluir
  3. colonia é de longe a pior cerveja que eu já tomei na vida! quem fala q colonia presta não sabe nem o q é cerveja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para quem está acostumado com a água de milho que é a Skol, a Colônia parece mesmo ruim.
      Acha a Colônia ruim? Já experimentou a Krill?

      Excluir
  4. Põ tem gente que é tão sovina! Por favor economizar com
    comida e bebida não dá! Do que adianta ser pão duro, se quando morremos não levamos nem um centavo conosco. Não estopu fazendo apologia ao consumismoe gasto exagerados, mas por favor trabalhamos tanto, que temos que difrutar nosso tempo com coisas de primeira linha. Tem gente que economiza até no papel higiênico, no refrigerante, no arroz, no feijão, etc. Dinheiro foi feito pra nos proporcinar bons momentos. Aconselho a você assistir ao programa Os Muquiranas no TLC, e também a procurar acompanhamento psicológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que sou muquirana mesmo, tanto que meu pacote da net nem tem o TLC, não vai dar pra eu seguir sua recomendação.
      Quanto ao acompanhamento psicológico, você não é o primeiro a me aconselhar, pelo contrário, várias e várias pessoas, que preferem não ouvir e pensar sobre minhas opiniões diferentes da massa domada, já me disseram a mesma coisa.
      Já experimentou a cerveja Colônia? Experimente. É boa mesmo.
      abraço e obrigado pelo comentário

      Excluir
  5. Cerveja Colonia é otima, leve, saborosa e vejam o rotulo, malte lupulo nada de cereais não maltados.... pagar caro por milho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que não se paga caro pela Colônia; depois que se ela é, como você disse, ótima, leve e saborosa, qual o problema?; e depois, fiz uma pequena pesquisa sobre cereais não maltados, o resumo dela:
      “Então o cereal na cerveja precisa ser maltado. Se for cereal não maltado, é ruim, certo?”
      Errado. Errado porque há ótimas cervejas que usam cereais não maltados. Dois exemplos: as Witbiers recebem um pouco de trigo não maltado pra deixá-la mais leve, e as Oatmeal Stouts têm esse nome porque recebem aveia pra ganhar cremosidade. Mas a base (no mínimo 50%, por lei, no Brasil) continua sendo a cevada maltada.
      Leia:
      http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2012/10/cerveja-boa-e-mesmo-mais-barata-ou-mais.html

      Excluir
    2. Tanto o trigo como a aveia fazem parte das receitas das cervejas citadas acima é fato conhecido pelas pessoas as tomam, agora os 45% de milho nas cervejas tradicionais brasileiras não são parte da receita são tapeação, acredito que os rótulos deveriam deixar claro qual o tipo de cereal usado na fabricação da cerveja. obrigado pela matéria muito bacana experimentar as brejas mais comuns e compartilhar a "experiência", geralmente isso é feito com as mais exceêntricas.

      Excluir