Ateus Espalham Outdoors Polêmicos Em Ruas De Porto Alegre (RS)

A ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) começou uma campanha para combater o preconceito contra os ateus. Outdoors com as mensagens "Religião não define caráter" e  "Somos todos ateus com os deuses dos outros" foram espalhados pela grande Porto Alegre.
O objetivo, segundo a entidade, é combater o preconceito contra quem não acredita em nenhum deus. A campanha já vinha sendo realizada em diversos países, com anúncios em ônibus, há dois anos. Pergunto : para que um verdadeiro ateu quer a aceitação por parte de um religioso, de um idiota, um demente? 
Essa associação deve ser composta de ateus meio afrescalhados, ateus água-com-açúcar, ateus politicamente corretos. E ateu que se preze não é politicamente correto, nem quer a aceitação, ou agradar, ou conviver em harmonia com crentes fanáticos. Ateu de respeito quer que esse povo vá tomar no cu, junto com seus respectivos deuses. Esse é o primeiro ponto falho da campanha.
A campanha sofreu um atraso em sua realização, prevista que estava para o final do ano passado. A ideia primeira era colocar esses cartazes nos vidros traseiros de ônibus que circulam pelas capitais de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e São Paulo. Uma empresa de publicidade chegou a ser contratada, mas na hora do vamos ver, mijou para trás. A solução encontrada foi o uso de outdoors convencionais. 
A ATEA garante que não tem a intenção de ofender ninguém, ou tampouco estimular a discriminação de qualquer credo. Seu intuito é buscar a "igualdade plena" entre ateus e religiosos. Segundo ponto falho da campanha. E o mais grave e imperdoável.
Igualar ateus e religiosos? Impossível. Seus mecanismos cerebrais funcionam diferentemente. E estou sendo bonzinho em dizer que o do religioso funciona de alguma maneira. Igualar ateus e religiosos seria rebaixar em muito a inteligência do verdadeiro ateu.
Concordo com as empresas de publicidade que rejeitaram a campanha no ano passado : a campanha da ATEA é ofensiva, sim. Aos verdadeiros ateus. Igualar-me a um papa-hóstia... ora, vá tomar no cu.
Mas os cartazes são bons; abaixo, o melhor na minha opinião.

Postar um comentário

0 Comentários