Saresp : À Imagem e Semelhança do ENEM

Problemas técnicos (de burrice, mesmo) também nos gabaritos do Saresp.
Pelo menos 18 escolas do interior de São Paulo tiveram problemas na prova de ontem do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP). Segundo relatos de diretores da rede, alunos receberam gabaritos com uma numeração diferente da que havia no caderno de perguntas.
O erro pode fazer com que respostas corretas dos alunos sejam consideradas erradas, já que a prova pode ser de um tipo diferente do gabarito. Foram aplicados 26 tipos diferentes de avaliações.  A Secretaria Estadual de Educação afirma que o problema não afetou os alunos, pois foi percebido a tempo. Ah, é? Afetou a quem, então? Aos diretores de escola e professores, arriscados a terem seus bônus reduzidos? Só se for.
Eu vi algumas das questões da prova de Biologia. Ridículas. Prova para o Tiririca fazer, como eu já havia vaticinado aqui, ontem. Uma delas dizia do aparecimento dos seres fotossintetizantes e o consequente aumento da concentração do gás oxigênio na atmosfera da Terra Primitiva (tudo isso era dito no enunciado, o aluno nada precisava saber), aí vinha a pergunta: quais seres teriam sido beneficiados pelo aumento do gás oxigênio? Alternativas (as que eu me lembro): a)os seres que se utilizavam de enxofre, b)os que se valiam do nitrogênio, c) os do gás carbônico, d) os que usavam oxigênio na respiração. Rárárárá, como diria o macaco Simão. Eu acho que é essa do oxigênio.
Outra dizia das emissões de enxofre pela queima de combustíveis fósseis e das reações que ele ia sofrendo na atmosfera (de novo, o aluno nada precisava saber delas, tudo estava dito no enunciado) e, no fim, era informado que um tal trióxido de enxofre, em contato com a água da chuva, era transformado em ácido sulfúrico, e aí vinha a pergunta : qual é o nome desse fenômeno? Rárárárá, de novo. Vejamos, chove e forma ácido. Seria a famigerada chuva ácida? E não é que tinha lá essa alternativa? Palhaçada. Pura palhaçada.
O Enem e, mais rasamente ainda, o Saresp cobram do aluno que conclui, hoje, o ensino médio, o que a escola cobrava de mim quando do término de minha primeira série primária : que ele saiba ler. E só. É a prova Tiririca.
O Saresp, além do objetivo primeiro do bônus, tem também a função de uma prestação de contas capenga à sociedade pagadora de impostos, bons números no Saresp levam as pessoas a crer que seus impostos estão sendo bem utilizados. E não estão. Seus filhos estão saindo analfabetos das escolas. O pior, aparentemente as famílias nem estão ligando para isso.
Mas ainda restam algumas esperanças. Os 200 alunos, 100% dos matriculados no terceiro ano do ensino médio da Etesp, considerada a melhor escola estadual paulista, boicotaram o Saresp. E um boicote consciente, embasado em argumentos lógicos, não meramente para "matar" aula.
Parabéns aos alunos da Etesp. Queria poder dar esses mesmos parabéns aos meus alunos; alguns até ensaiaram uma ameaça de boicote, mas estavam todos lá ontem e hoje, sentados em suas carteiras, com seus pontos acrescidos nas médias (o suborno dado a eles). Contentíssimos. Cordeiríssimos.
De novo, parabéns alunos da Etesp. Vocês serão os futuros patrões dos meus. E merecidamente.

Postar um comentário

0 Comentários