Temporada das Flores

Sou pesado, denso, mercúrio feito em carne e temperamento; áspero, cheio de relevos acidentados e arestas, um carrapicho com cabeça, tronco e membros; cínico, sardônico, desdenhoso, um rolo compressor de mau humorada e peçonhenta ironia.
Donde me atraem e agradam autores de iguais características, sejam escritores, músicos, cineastas, pintores. Em minha gravítica visão, dificilmente alguém compõe obra alegre ou otimista sem despencar, inevitavelmente, para a pieguice e a idiotia. Para mim, a priori, todo alegre é um bobo alegre, é uma hiena que nem sabe do que ri.
Ou seja : ninguém que está feliz escreve ou compõe algo que preste. Ninguém produz nada de relevância se não se sentir profundamente incomodado.
Como exemplo irrefutável, olhem para os alegres da MPB - axezeiros, pagodeiros e sertanejos universitários - e, querendo ou não, não terão como discordar de mim.
Há exceções, no entanto. Uma das mais belas e honrosas (continuando dentro da MPB) é a canção Temporada das Flores, de Leoni. Leoni foi um dos integrantes originais do Kid Abelha e o responsável pelos primeiros e maiores sucessos da banda, depois liderou os Heróis da Resistência e, por fim, lançou-se em carreira solo. Leoni, entre outros feitos, comeu a Paula Toller.
Temporada das Flores é uma canção otimista, alto-astral, carregada de esperança, ou seja, tem tudo para eu não gostasse dela, mas Leoni faz alguma mágica e eu gosto pra caralho! 
Não há melodramas, sentimentalismos baratos, não há clichês nem chavões. Há a alegria genuína e íntima, sem exibicionismos; há cores simples e primárias, não obstante fortes e luminosas; há majestade que impera e sombreia o ambiente, mas sem ser impositiva, sem se fazer por decretos. 
Em Temporada das Flores, há um ipê-amarelo que abre seus canários empetalados, não por soberba nem para causar inveja ou espanto, e sim porque, e simplesmente, é a hora de pô-los a voar, de desengaiolá-los, porque é o natural a se fazer.
"Eu era a causa e a saída de tudo", bom pra caralho!

Temporada das Flores
(Leoni)
Que saudade agora me aguardem
Chegaram as tardes de sol a pino
Pelas ruas, flores e amigos
Me encontram vestindo meu melhor sorriso
Eu passei um tempo andando no escuro
Procurando não achar as respostas
Eu era a causa e a saída de tudo
E eu cavei como um túnel meu caminho de volta


Me espera amor que estou chegando
Depois do inverno a vida em cores
Me espera amor nossa temporada das flores


Eu te trago um milhão de presentes
Que eu achava que já tinha perdido
Mas estavam na mesma gaveta
Que o calor das pessoas e o amor pela vida


Me espera estou chegando com fome
Preparando o campo e a alma pra as flores
E quando ouvir alguém falar no meu nome
Eu te juro que pode acreditar nos rumores


Me espera amor que estou chegando
Depois do inverno a vida em cores
Me espera amor nossa temporada das flores


Me espera amor que estou chegando
Depois do inverno é a vida em cores
Me espera amor nossa temporada das flores


Me espera amor que estou chegando
Depois do inverno é a vida em cores
Espera amor nossa temporada das flores

Para ouvir e assistir ao clipe, é só clicar aqui, no meu poderoso MARRETÃO.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Sim...eu também gosto dessa música prá caralho!

    ResponderExcluir
  2. A música é com td a certeza mto bonita. Sobre o texto, os períodos descritivos ficaram realmente sublimes. Amei o primeiro parágrafo. O que vc anda lendo ultimamente?
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, ando lendo praticamente nada, faço aqui um mea culpa, pois realmente me faz muita falta. Falta de tempo, de paciência, cansaço físico, mental, coisas da idade.
      Por isso, tenho me limitado a histórias curtas, a contos e crônicas, só para não perder o contato com minha cara e querida palavra. E no contos, Bukowski, basicamente. Conhece o velho safado?

      Excluir
    2. Não é culpa sua, mas da vida, meu amigo Azarão. Tenho q dizer me agrada tb seu pseudônimo, outro dia vc vai me contar sobre isso. Como vc sabe, não lamento sobre as crônicas. E Bukowski, não se faz óbvio a nossa amizade, Rodrigues, Garcia Marques, vc e eu. É cm sempre digo, um safado reconhece outro em qlqr lugar.
      "J"

      Excluir
    3. Já que gosta de contos e crônicas, eu mantenho aqui no blog uma série chamada Pequeno Conto Noturno (não sei se já leu algum), protagonizada por Rubens, uma espécie de alter ego meu.
      Leia e opine.

      Excluir
    4. Já li alguns, gostei mto, mas não sei como reuni-los? Ou como procurar por categoria, há como? Sobre o personagem é ótimo: verdadeiro, áspero, reto, sem frescura; representa bem a vida.
      PS: Já pensou em publicá-lo?
      "J"

      Excluir
    5. Acho que a única maneira, uma vez que não uso marcadores nem classifico minhas postagens por assunto, é você digitar Pequeno Conto Noturno no campo de busca, no alto e à esquerda do blog e ir consultando cada um.
      Claro que já pensei em publicá-los, junto a poemas e outros contos maiores, mas é mais um sonho.

      Excluir
    6. Meu amigo, converse com pequenas editoras e dê uma olhada no plano que a saraiva está fazendo para novos escritores - http://www.saraiva.com.br/publique-se
      Nós aqui estamos torcendo por vc!
      "J"

      Excluir
  3. Amo o Leoni! Não conheço essa música...linda a musica e a imagem. Queria compartilhar seus artigos...mas sai aquelas mulheres siliconadas q vc gosta de postar...menos macho, vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Solange, a rainha do quentão!!! Não são em todas as postagens que saem as gostosas. Geralmente, aquelas em que coloco alguma imagem, saem com tal imagem.
      Mas você pode dar um ctrl c e um ctrl v e publicar no seu facebook, sem imagem.
      abraços

      Excluir