Morre Uma Canção

Pessoas morrem e, óbvio, entre elas, compositores e cantores. E a velha Ceifadeira, se tem alguma, não demonstra preferência por gênero musical; colhe os do rock (Raul Seixas, Cazuza, Renato Russo), os do brega (Wando, Reginaldo Rossi), os da MPB (Tim Maia, Jair Rodrigues, Elis Regina), os do sertanejo (Tonico, Tinoco, Duduca, José Rico).
Mas e canções, morrem? E não digo da morte metafórica de uma canção, de seu homicídio culposo pela fraca e ingrata memória humana, não falo de sua morte dada quando ninguém mais lembra dela, ninguém mais a escuta, cantarola, assobia. Que essa causa mortis várias têm escrita em seus atestados de óbito.
Digo da morte literal da canção, ou ao menos da morte de seu objeto.
Pois nessa semana, morreu Vital e Sua Moto, do Paralamas do Sucesso. 
Vital Dias, que contava com 55 anos, foi o primeiro baterista dos Paralamas, e sua vida, tema do primeiro sucesso do trio brasiliense. Corria e viajava, era sensacional, a vida em duas rodas era tudo o que ele sempre quis, Vital passou a se sentir total com seu sonho de metal. Quem é que não se lembra? Até eu, que pouco simpatizo com os Paralamas.
Vital Dias foi substituído na bateria por João Barone logo no início da carreira do grupo. Li, não sei até que ponto é verdade ou se apenas uma parte dela, que Vital Dias faltou a um dos shows do Paralamas e foi imediatamente substituído. Uma faltazinha só e outro já foi posto em seu lugar? Não sei, repito, se é verdade, mas, se for, é uma atitude bem condizente com o líder do grupo, o mala, o bom moço, o perfeitinho, o cagador de regras Herbert Vianna. Abaixo, Vital e seu sonho de metal, mas que união feliz!
Conselho de seu pai, motocicleta é perigoso, Vital
Vital e Sua Moto
(Os Paralamas do Sucesso)
Vital andava a pé e achava que assim estava mal
De um ônibus pro outro aquilo para ele era o fim
Conselho de seu pai: "Motocicleta é perigoso, Vital.
É duro de negar, filho, mas isto dói bem mais em mim."


Mas Vital comprou a moto e passou a se sentir total, sentir total
Vital e sua moto, mas que união feliz
Corria e viajava, era sensacional
A vida em duas rodas era tudo que ele sempre quis

Vital passou a se sentir total
Com seu sonho de metal

Vital passou a se sentir total
No seu sonho de metal

Vital passou a se sentir total
Com seu sonho de metal

Vital passou a se sentir total
No seu sonho de metal


Os Paralamas do Sucesso iam tentar tocar na capital, (na capital)
E a caravana do amor então pra lá também se encaminhou
Ele foi com sua moto, ir de carro era baixo astral
Minha prima já está lá e é por isso que eu também vou.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Para mim, Vital e sua moto era apenas um tema,não sabia que ele era o Pete Best dos Paralamas. Você tem razão: apesar de ter composto noas músicas, o Herbert é um pé no saquinho. Mas, por ter comido a Paula Toller, tudo lhe será perdoado. Ele é o cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso lá é verdade, o mala deu umas boas pirocadas na delícia Paula Toller. Mas será que isso diz de alguma qualidade dele ou de alguma deficiência dela?

      Excluir