Cristo Dotadão

Olhe com atenção para a imagem abaixo.
Se, por acaso, você viu uma enorme benga ereta saindo da sunguinha do Cristo, você é um filho da puta de um herege, de um degenerado, de um mente suja que vê sacanagem em tudo, até onde ela não existe.
É o que diz o padre  Philip Seeton, responsável pela igreja de Warr Acres, no estado de Oklahoma (EUA), sobre os fiéis que acusam a imagem de blasfema.
Muitos fiéis, constrangidos com o pintão do Cristo, que chega a ultrapassar a altura do umbigo, deixaram de frequentar a igreja. Impossível se concentrarem na liturgia com uma rola gigante dessa às vistas, afirmou uma beata, que preferiu manter-se no anonimato.
O padre diz que a benga está na cabeça de quem vê, e que, na verdade, o imenso relevo é “um abdome distendido”, definido, sarado, que remete à origem de trabalhador braçal do Cristo.
Outra paroquiana, Rita Cook, também se recusa a ficar diante do Cristo bem dotado : “Este crucifixo é embaraçoso para os paroquianos”, disse. “E embaraçoso também para os visitantes e para o nosso Senhor.”
Bom, primeiro que, para Cristo, embaraçoso deve ter sido ser crucificado, o resto é detalhe. Depois, por que ser retratado como um Kid Bengala do reino dos céus embaraçaria alguém? Embaraçado deve ter ficado Davi, ao ser esculpido por Michelângelo com aquela piroquinha ridícula.
Procurada pela imprensa, para que ficasse esclarecido, afinal, o que o Cristo ostenta, a autora da obra, Janet Jaime, lavou as mãos, absteve-se de entrar na polêmica. Saiu-se com o ardil próprio dos poucos talentosos que se metem a ser artistas, disse que a arte não é para ser explicada, é para ser percebida, que a arte per si não é feia nem bela, que o subjetivo de cada pessoa que a contempla é um coautor da obra.
O padre Philip, porém, está impávido e irredutível : “Este Cristo não me incomoda”, afirmou. Por isso, acrescentou, "o crucifixo vai ficar onde está, ninguém tira esse Cristo daqui".
Nem precisava dizer que o Cristo caralhudo não o incomoda , padre. Claro que não incomoda, acho até que o inspira em suas orações.
Analisando um pouco mais a profundo, Cristo ser roludo explicaria muita coisa. Sem dúvida alguma, ninguém fudeu tanto com a racionalidade e o pensamento ocidental quanto o Cristo. Para tamanho estupro, só mesmo tendo um pau colossal, abençoado por Deus e, diria o padre Philip, bonito por natureza.
Explicaria, além disso, a origem da clássica piada.
"Em certa feita, reunido com seus apóstolos, Cristo resolveu testar a lealdade de seus seguidores e começou a chamá-los para perto de si:
- João... beija minha mão.  João foi e beijou;
- Pedro... beija o meu dedo. Pedro foi e beijou;
- Tomé... beija o meu pé. Tomé foi e beijou;
- Nicolau... por que foges de mim?"
Tá certo, o Nicolau! Certíssimo!!!

Postar um comentário

0 Comentários