O Dia do Saci

Hoje, 31 de outubro, é o Dia do Saci!
E Dia do Saci é feriado lá no bambuzal.
No Dia do Saci, Saci não trabalha, fica de pernas pro ar, quer dizer, de perna pro ar.
Pau no cu do cabeça de abóbora! Que se foda o cavaleiro sem cabeça!
Aqui não tem Ráloim porra nenhuma. Hoje é o Dia do Saci. E da mula-sem-cabeça, da Cuca, da Iara, do Boi-tatá, do Curupira, do Caipora, do Anhangá, do Mapinguaru, e até do Boto, o grande metelão da Amazônia. 
O Saci é traquinas, levado, safado, moleque, elemental dos bambuzais, inconveniente, arruaceiro, pregador de peças, irresponsável, um leprechaun preto, um curinga mulatinho, um Macunaíma de uma perna só.
O Saci é o capeta em forma de guri, incomoda pessoas e animais, faz queimar o feijão, esconde objetos, a pipoca vira piruá se ele dá uma benzida, trança a crina dos cavalos, faz ovo gorar no ninho. Os sacis nascem nos bambuzais, dentro dos gomos mais velhos de bambu onde ficam incubados por sete anos.
Se você achar um berçário de Sacis e quiser ver um ainda no choco, pode abrir uma pequena janelinha no gomo do bambu e espiar. Mas com um olho só. Se espiar com os dois, o filho da puta joga a brasa do cachimbinho nos seus olhos.  
O Saci viaja de redemoinho, quer coisa mais elegante? Para capturar um Saci basta jogar uma peneira feita de taquara trançada sobre o redemoinho, agarrar o Saci, subtrair seu barrete vermelho e aprisioná-lo (o Saci) em uma garrafa.
Mas para quê, né? Deixa o Saci solto. Pegando carona em cauda de pé-de-vento. De mais a mais, o Saci é quem comanda toda a bicharada, Cuca, Iara, Curupira, Caipora, Boitatá, Mapinguaru, Mula-sem-cabeça, Jurupari, Anhangá... O Saci é o Zeus brasileiro. Cada povo tem o Zeus que merece.
Abóbora, aqui, devia servir só pra fazer doce e dar pros porcos.
Aqui não tem gostosuras nem travessuras. Tem é festa na floresta, no capoeirão, lua cheia a pino.
E nada de deixar seus filhos assistirem a filmes de Raloim hoje. Desligue a porra da televisão. Leia para eles O Saci, de Monteiro Lobato. 
Em tempo : Aldo Rebelo (PC do B - SP), em 2003, através de um projeto de lei federal, instituiu a comemoração de "O Dia do Saci" em 31 de outubro, em oposição ao "enlatado" Ráloim.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Mestre Azarão, quanta brasilidade, eu até coloquei aquarela do Brasil para ler suas Gonsalvesdianas palavras. Palavras essas que deixariam um amigo meu um tanto embaraçado, sabe por
    Que? Pasme, grande mestre, ele é fã de ..quadrinhos Americanos, sim, e o pior ele é fã de um dos maiores ícones do "american way of life" o Capitão América e o pior de tudo: ele não me empresta o Heróis da TV número 5. É brincadeira ? Viva o saci!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não empresto o Herói da TV nº 5 (que traz a origem do Thor, por Stan Lee e Jack Kirby) e muito menos o Capitão América nº 1.
      Viva o Saci.

      Excluir