Eles Sabiam de Tudo (e alguém, algum dia, acreditou que eles não soubessem?)

“…Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro foi taxativo:
— O Planalto sabia de tudo!
— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.
— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.”

Fosse o Brasil um país realmente sério, o pleito de domingo (26/10) seria disputado entre Aécio Neves e Michel Temer. Mas é claro que as autoridades não agirão a tempo. Ainda assim, se fosse o brasileiro médio um sujeito decente, eu estaria tranquilo, o impeachment de Dilma se daria nas urnas, o PT seria escorraçado via voto popular. Depois, a Justiça teria todo tempo para agir.
Acontece que o brasileiro não o é. O brasileiro tem alma de mendigo, de pedinte, de esmoleiro, de vagabundo, mesmo. E depois de 12 anos vivendo no bem-bom, comendo e bebendo de graça, coçando o saco o dia inteiro e fazendo mais filhos para aumentar o gado eleitoral do PT, ingressando em universidades via cotas etc etc, acham mesmo que o brasileiro vai colocar seus padrinhos para fora do Planalto? Eu bem que queria ter essa certeza.
O PT conseguiu transformar as novas gerações em uma massa de moloides, sem iniciativa, sem o menor instinto de competição, jovens que ficam esperando tudo lhes cair do céu, melhor, dos tais "programas sociais".
Voltamos, se é que um dia deixamos de, a ser índios extrativistas, aos quais a natureza tudo provinha. Ele ia no rio e pegava o peixe, andava na mata e pegava os frutos, muito mal plantava lá a sua rocinha de mandioca. O índio não desenvolveu nenhuma disciplina, nenhum método de produção ou trabalho. Ele não precisava. Sorte dele. Mas pelo menos nenhum índio vivia às custas do outro. E hoje há um contingente enorme de brasileiros vivendo às expensas de quem trabalha, uma legião enorme e crescente de parasitas sociais.
O jovem de hoje está com esse mesmo pensamento extrativista, e dou como exemplo apenas o que sei. Ele não estuda e a nota lhe é dada por lei, sua aprovação é automática, queiram ou não os professores e diretores de escolas e ainda que briguem contra e inutilmente alguns. Ele não se dedica aos estudos e a vaga na universidade acaba lhe sendo dada através de uma série de programas que vão adicionando pontos e porcentagens ao seu resultado no vestibular. Só por ele ter estudado em escola pública. Só por que ele é um "coitadinho".
Dou aula em uma escola pública de classe média em que a grande maioria dos alunos tem boas condições de vida. Todos estão sempre muito bem vestidinhos com as marcas da moda, com seus tênis caros, com seus celulares de último tipo etc. Ou seja, com raras exceções, é um alunado que não tem desculpa para não estudar, mora bem, não passa fome.
Pois ontem, ouvi de uma aluna - e uma das mais dedicadas da sala - que, apesar de ainda não votar, ela prefere que Dilma seja reeleita. Perguntei-lhe o porquê. Disse-me que, caso não consiga entrar numa universidade pública e nem tenha dinheiro para pagar uma particular, sabe que o PT dá bolsas de estudo através do ProUni.
E você já pensou em trabalhar para pagar a sua faculdade, ou, pelo menos, um ano de cursinho para tentar de novo uma vaga pública? - perguntei. A risadinha de pouco caso que ela deu foi resposta suficiente. 
Claro que o PSDB, caso eleito, não pretende acabar com ProUni, Bolsa Família etc etc, e ainda que um dia venha a pretender, o buraco é mais embaixo, teria que passar pela Câmara, pelo Senado e tudo mais, mas o brasileiro sabe disso? Claro que não. Se informar, ler a respeito dá muito trabalho.
Vou votar em Aécio, sim. Mas ainda acho que Dilma se reelegerá. O povão é preguiçoso, é encostado, adora ser apadrinhado pelos poderosos, adora lhes beijar as mãos sujas e corruptas e lhes pedir a benção. Lula e Dilma sabem disso. Eles sempre souberam. Eles sabiam de tudo.

Postar um comentário

0 Comentários