Já Dizia Benito : Tudo Está No Seu Lugar

As coisas não andam, não funcionam, está tudo emperrado...
Eu, que trabalho em serviço público, ouço essa cantilena rotineiramente. Como se o que impedisse o sujeito de executar suas funções com primazia e excelência fossem as coisas, o sistema. E o cara diz isso com tais veemência e segurança de sua infalibilidade que nem lhe passa pela cabeça que ele próprio é uma dessas coisas, uma dessas células do sistema, que, garante ele, não funciona.
Também já fui um desses, e até por um tempo suficientemente grande para que, hoje, envergonhe-me da lentidão com que aprendo sobre o que me rodeia, para que me envergonhe de minha burrice travestida de um alheamento pretensamente erudito.
Também já fui um desses bravateadores, a dizer que melhor renderia se as coisas permitissem; também já fui um desses fanfarrões, a afirmar que ele não funciona porque o sistema não funciona.
O fato é que, para a decepção dessas vítimas do sistema, as coisas funcionam! O mundo funciona, claro que funciona! A prova é que você está vivo e trabalhando, comendo, cagando, trepando, e me lendo.
Para a desilusão dos nostradamus e das mães dináhs de plantão, o mundo não acabou, o vaticínio que quiseram impingir ao povo maia não se cumpriu. Se tudo ainda está por aí, como sempre esteve, é por uma única e inequívoca razão : porque funciona.
Se o mundo está uma merda ou não, é questão outra. O fato é que o mundo ESTÁ, PERMANECE. Porque funciona. Até o Brasil funciona. Até o serviço público no Brasil, pasmem, funciona. Ou não estaria mais aí, ou estaria de outra forma colocado.
As escolas não continuam a abrir todos os dias às 7:00 h? Os alunos não continuam a lotar (e superlotar) suas salas? O professor não continua a dar suas aulas e a receber o salário no quinto dia útil de cada mês?
Pois então. Funciona!
Agora, se não funciona da maneira que você, em toda sua onisciência, julga que deveria, é problema seu, você que trabalhe esse seu problema, essa sua distorção das realidades que são possíveis.
Agora, se você, pior ainda, julga que as coisas não funcionam da maneira que você mereceria que elas funcionassem, aí não tem jeito, é caso de internação, de hospício perpétuo, de jogar fora as chaves dos cadeados de sua camisa de força.
E muito choque elétrico. Na sua cabeça e no seu rabo.

Postar um comentário

0 Comentários