Três alunos da USP foram pegos com maconha por policiais que patrulhavam o campus da universidade e, infratores que são, receberam as devidas reprimendas. Normal. Nada de mais.
Acontece que os delinquentes, mimados pelas famílias, psicólogos, pedagogos e pelo ECA (sim, desgraçadamente os universitários de hoje já são crias do permissivo estatuto da criança e do adolescente), sentiram-se ofendidos, feridos em seus "direitos". Direito de quê, de fumar maconha?
Junte-se a isso o fato de serem alunos da USP e se julgarem a nata da ricota, a coisa deu no que deu. Os maconheiros se consideraram no direito de cometer crimes "maiores" : invasão, ocupação e depredação de patrimônio público.
Sinceramente, não acompanhei o desenrolar e as negociações da Revolta da Chibaba (não confundir com Revolta da Chibata), até porque reivindicação de maconheiro, por mais que a imprensa tenha interesse em estender o fato e dar-lhe ares de "conquista social", é uma só : fumar maconha. Os fumeiros querem a polícia fora do campus para que eles possam fumar seus cigarrinhos do capeta.
Se a maconha deve ser, ou não, legalizada, é outra questão; se ela faz mais ou menos mal que o cigarro de nicotina ou a bebida alcoólica, é ainda outra discussão. O fato é que, hoje, a maconha é ilegal no Brasil. Logo, seus portadores são infratores, criminosos, foras-da-lei literalmente. E como tais devem ser tratados.
Achei a PM até muito boazinha nesse caso. A Universidade não pode se tornar uma embaixada para o infrator, e nem seus matriculados, cidadãos com imunidades especiais. A PM deveria ter adotado o procedimento-padrão de quando pega um maconheiro na rua e este reage à sanção, deveria ter descido o cassetete nos "estudantes".
Não sei em que pé andam as negociações e nem quero saber, o que parece é que logo, logo, esses delinquentes mimadinhos terão o que merecem por acharem que cagam mais cheiroso que os outros. Se não pelo poder estabelecido do Estado, por um poder paralelo a ele, que é o sempre ocorre quando o oficial se omite ou é negligente. Nesse caso, os famosos skinheads prometem assumir a bronca, terão a coragem que a Lei não teve, ou, pelo menos, não terão a preguiça e a desfaçatez dela.
Cartazes foram espalhados no campus pelos skinheads : "Atenção drogado: se o convênio USP-PM acabar, nós que iremos patrulhar a Cidade Universitária!"; "maconheiro, aqui você não terá paz"; "se te pegarmos consumindo drogas,enfiaremos tudo no seu rabo". O recado é bem claro, não dá margem a dúbias interpretações, não dá pra neguim dizer que não foi avisado.
Caso o acordo entre USP e PM for desfeito, levando à retirada dos policiais, os skinheads garantem compor uma milícia para patrulhar o campus. Com uma semana de patrulha skinhead, aqueles bostinhas da USP vão implorar de joelhos pela volta da PM ao campus.
Conheço bem a porra desses liberais de universidade - vivi no meio deles -, quando infringem a lei em ganho próprio, estão protestando contra um Estado autoritário e castrador; quando outros infringem a lei e os prejudicam, são os primeiros a chamarem a polícia e a cobrar resguardo do poder público, o mesmo que contestam e desafiam. São hipócritas, cagões e bundas-moles.
Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia; os Uspianos verão que eles também precisam. Os skinheads seriam excelentes professores para esses merdinhas, fariam-nos sentir na carne (inchada, dolorida, roxa e sangrando) a real necessidade das leis e seus agentes em uma sociedade.
Ser cidadão e, sobretudo, livre é obedecer às leis e, contando com que todos façam o mesmo, usufruir dos benefícios e proteção que elas asseguram. Liberdade não é poder transgredir as leis impunemente, ou evocá-las apenas quando conveniente. Liberdade e cidadania, numa sociedade minimamente organizada, é toma lá, da cá, é ação e reação, é terceira lei de Newton.
Os skinheads seriam bem capazes de ensinar a verdadeira cidadania e o conceito de liberdade coletiva aos filhinhos da USP, muito mais que qualquer acadêmico empoado de sociologia, filosofia ou ciências políticas.
Abaixo um dos cartazes colados pelo campus:
Fonte : Folha de São Paulo
8 Comentários
Caro colega internauta! Eu entendo perfeitamente a sua revolta, mas o Brasil não precisa da polícia prendendo uma duzia de maconheiros e sim atuando contra corrupção. O país é rico e tem comida e espaço pra todos. É revoltante ver que vocês ainda caem nesse jornalismo sensacionalista kkkk enquanto isso tá todo mundo metendo a mão no seu bolso e sugando sua vida através de impostos. Sou a favor da polícia prender bandido e sou a favor de quem quiser fazer o que queria da sua vida sem machucar o próximo. Se o cara fuma o problema é dele e com relação aos skinheads kkkk não acredito que eles vão conseguir fazer pessoas q n pense como vc ficar do lado deles só pq disseram q iriam ir de encontro a esses maconheiros kkkk não acredito que agora os skinheads é qm são bonzinhos ´so por isso. Vmao spensar direito e falar menos bosta! Precisamos de empregos, refeição, interatividade, paz e muito amor ao próximo. São cosia sbásicas e simples...não sou a favor a de guerra contra ou a favor das drogas, mas sou a favor d eum País livre e feliz....fica a deixa pra fazer as pessoas pensarem. Paz e amor é a solução...trabalhe menos e viva mais com sua família...Vivemos tracados em escritorios e grandes arranha céus e esquecemos da nossa família e do nosso lazer....vamos amar mais e parar de se meter no baseado do outro kkk não! kkk de se meter na vida do outro. O que faz enriquecer o tráfico são as drogas maconha é dois reais em qlqr lugar e acho q vendendo maconha nunca alguém compraria um AR15 OU ATÉ MESMO UMA BATERIA ANTI AÉRIA NO RIO SDE JANEIRO....AXO Q NEM VENDENDO BASEADO O CARA COMPRA GRANADA E NEM MUITO MENOS CARROS...kkkkk é muito tosco as pessoas dizerem que são intelectuais e ao mesmo tempo serem tão burras de não ter base alguma para falar de tais assuntos. Abra o olho para o que improta...viver feliz e parar de olhar pra vida do outro...fica na paz! festeje e ame sua família...esquece dos maconheiros. Cigarro e alcool kkkk é comédia essas drogas serem legais uahuahua...naõ entendo.
ResponderExcluirAntes de tudo, obrigado pelo extenso comentário. Mas você não entendeu bem o que eu quis dizer. Eu não sou a favor dos maconheiros e nem dos skinheads. Eu pretendi dizer que seria bom que os USPianos provassem um pouco de seu próprio veneno. Quis dizer que seria bom que esses universitários, que vivem desrespeitando as leis, fossem vítimas de outros que as desrespeitam tanto quanto eles, para entenderem a necessidade de uma lei para todos.
ResponderExcluirabraços.
Curti vc! Mesmo eu dizendo aberrãções publicou meu comentário...é isso ai cara! Ó e tbm fui digitando sem ler e por muitas vezes o insultei como vc, mas o vc q quis dizer foi para as pessoas que lêem o coemnt OK...Saquei sim o q vc disse e realmente ali tem muito "leitinho com pÊra" que realemnte devem sentir na pele a importância da lei para todos. Pura verdade e tbm sei q vc compreendeu o que escrevi......isso cara isso...vc e eu temos pontos de vistas diferentes, mas conseguimos nos entender de forma pacifica....e é isso ai q deve existir. Afinal somos todos trabalhadores que possuimos nossas famílias. :) forte abraço! E muita coisa do q escrevi foi um teste pra saber se realmente seria permitido publicar...curti mesmo! :)
ResponderExcluirValeu! Será sempre bem-vindo por aqui.
ResponderExcluirOlá professor, sim, os alunos que foram pegos fumando estavam errados e mereciam suas devidas punições. Quer fumar? Que fume, mas não numa universidade e esteja consciente de sua ilegalidade. Mas espero que o senhor não acredite que todo esse furdunço foi por causa de três estudantes maconheiros. Acredito que este fato foi apenas o estopim de uma movimentação que viria a ocorrer, mas por um ato impulsivo e por atitudes burras, aconteceu dessa maneira. Se o senhor leu sobre isso, já deve estar a par dos motivos, dentre os quais, o mais importantes é a retirada do reitor, que por sinal foi nomeado diretamente pelo ex-governador José Serra. Agora, junte a proximidade do reitor com o governo estadual mais uma mídia escrota e teremos decisões bárbaras, como a ação de 400 policiais da tropa de choque, mais cães e helicópteros, para retirada de aluns estudantes da reitoria, que, aliás, não deviam nem ter invadido. E com isso, toda população realmente acha que tudo que um uspiano quer é fumar em paz. Assim como fizeram com os ensinos fundamental e médio, acredito que esse seja só o começo da desmoralização da USP para um processo de sucateamento.
ResponderExcluirSaudades de suas aulas e arrependido de não ter aproveitado mais. Abraço
Não tem nada do que se arrepender, sempre foi um bom e respeitoso aluno. E aproveitou o suficiente para te levar a uma excelente universidade. Agora é que você não pode deixar escapar uma linha do que puder estudar.
ResponderExcluirAbraço
ENFIA A LEI NO CU, AUTORITÁRIO FALACIOSO DE MERDA!!! ASSUMA!!!!!!!!!
ResponderExcluirAssumir? Rapaz, eu não sou viado, não. Se quiser assumir, não me meta nessa. Tenho uns amigos skinheads que podem te ajudar nessa sua transição.
Excluir