Bukowski, O Carteiro

The Postman (Cartas na Rua, no Brasil) foi o primeiro romance de Charles Bukowski, em que ele desfia suas peripécias e infortúnios de mais de uma década como carteiro de Los Angeles. Por coincidência, foi também o primeiro livro que li do Bukowski. Cartas na Rua é Bukowski puro e primal, em seu estado mais bruto. Triste e hilariante; melancólico e confortador, culpado e sem remorso, uma visão sem medo da realidade.
Abaixo um trecho:
"No Natal, convidei Betty. Ela assou um peru, e nos embebedamos. Betty sempre gostou de enormes árvores de Natal. A nossa devia ter uns três metros e meio de altura por um e meio de largura, coberta de luzes, lâmpadas elétricas, lantejoulas, e bugigangas. Bebemos várias doses de uísque, trepamos, comemos nosso peru, bebemos mais um pouco. O prego do suporte estava folgado e o suporte não era grande o suficiente para sustentar a árvore. Fui tentar apertá-lo. Betty, esticada na cama, ignorava tudo. Eu estava bebendo no chão, de cuecas. Depois me estiquei. Fechei os olhos. Alguma coisa acordou-me. Abri os olhos : deu tempo de ver apenas a enorme árvore coberta de luzes quentes inclinar-se lentamente em minha direção, com uma estrela pontuda caindo sobre mim como um punhal. Não percebi direito o que era. Parecia o fim do mundo. Não podia me mover. Os braços da árvore tinham me envolvido. Fiquei debaixo dela. As lâmpadas estavam vermelhas de tão quentes.
- AH, AH, MEU DEUS, SOCORRO! DEUS ME AJUDE! DEUS! SOCORRO!
As lâmpadas estavam me queimando. Rolei pra esquerda, não consegui sair, aí rolei pra direita: ZAPT!
Finalmente consegui sair. Betty estava de pé.
- O que houve? O que foi?
- NÃO ESTÁ VENDO? ESSA MALDITA ÁRVORE TENTOU ME ASSASSINAR!
- O quê?
- É, OLHE PRA MIM!
Eu tinha pontos vermelhos no corpo todo.
- Ah, coitadinho!
Dei um passo e desliguei o fio da tomada. As luzes se apagaram. A coisa morreu.
-Ah, minha arvorezinha!
- Ah, sua pobre arvorezinha?
- É, ela era tão linda!
- Eu a arrumarei de novo pela manhã. Não confio nela agora. Dou-lhe folga o resto da noite.
Ela não gostou. Farejei o início de uma discussão e aí resolvi levantar a coisa, colocá-la atrás de uma cadeira e reacender as luzes. Se aquela droga lhe tivesse queimado as tetas ou o cu, ela a teria jogado pela janela. Achei que estava sendo bastante gentil."

Postar um comentário

0 Comentários