Na Loja De Brinquedos

As coisas seguem por si. A ilusão de que se têm controle dos atos, das decisões, da vida, enfim, é só mais um mecanismo criado pelo homem para tornar suportável sua existência nesse planetinha. Saber-se sob o total domínio do acaso (uma das mais perversas caras da Destino) - saber que nenhuma decisão tomada pelo seu superestimado intelcto humano fará diferença -, seria excruciante para a maioria das pessoas. Saber que não há livre-arbítrio e que todo e qualquer planejamento de vida é vão, jogaria a imensa maioria às fossas da loucura.
Para poucos, acredito ser o meu caso, descobrir o baldado de suas decisões, os lançam numa dicotomia de sentimentos. Por um lado, tira-lhes um fardo, o fardo de ficar pensando em como poderiam ser as coisas se tivessem agido diferente, tomado outras decisões : as coisas não poderiam ser diferentes, ou até sim, mas não por suas vontades. Suas decisões não são certas ou erradas, só são inúteis em conter a avalanche de merda quando ela vem. E ela sempre vem.
Por outro lado, já sinto um pouco disso, provoca-lhes um desconforto, o desconforto da indecisão, da dificuldade das pequenas escolhas.
Tenho um filho de sete meses e desde ontem, só retornando amanhã, foi com a mãe para a casa da avó, residente em outra cidade. E como tem sido foda ficar sem ele por aqui.
De saída do banco, agora à tarde, resolvi passar numa loja de brinquedos perto de casa e comprar para ele um negocinho qualquer, ele brinca mais com o papel da embalagem que com o conteúdo dela. Um desses bonequinhos dos desenhos animados da TV, algum super-herói, sei lá.
Rodei um bom tempo pela loja. Uns eram muito pequenos, outros tinham partes removíveis passíveis dele engolir, outros tinham arestas duras e pontudas, um outro tanto era de extremo mau-gosto, com conotações de terror e violência.
O que sei é que não consegui me decidir por nenhum brinquedinho para meu filho. Esse tipo de coisa sempre acontece comigo quando entro em uma loja para comprar roupas e calçados para mim, e não ligo, não me afeta.
Mas não conseguir decidir pelo brinquedinho do meu filho, arriou-me um pouco. Uma tristeza chata misturada à saudade dele se aninhou em meu colo, e nem a presença da Cleonice, minha gatinha bigoduda, afofando minhas pernas para dormir, consegue afastar.
Não conseguir comprar um simples brinquedinho para meu filho... estou cada vez mais prestando para nada, mesmo.

Postar um comentário

0 Comentários