Isso Só Pode Ser Brincadeira

Cabelereiro agora virou curso superior. Faculdade pra cortar cabelo...puta que o pariu. Só nesse país de merda.
Mas até que faz algum sentido nesses tristes trópicos.
Moro numa cidade de 600 mil habitantes e com cerca de 10 faculdades, entre uma pública e particulares, e onde só existem 3 ou 4 livrarias.
Em contrapartida, apenas na rua em que moro, em seus poucos 6 quarteirões, existem 8 salões de cabelereiros.
Melhor, espaços de beleza, centros de estética, e outras papagaiadas. Corta-se, alisa-se e tinge-se cabelo desde a cabeça até a buceta e o cu.
E a cabelereira, maquiagem pesadíssima de rameira e cigarrão na boca, diz vaidosa: sou consultora estética; e a bichinha tem chilique se alguém o chama de barbeiro, é projetista capilar.
Acho que o MEC deveria aprovar também outros cursos superiores imprescíndiveis ao brasileiro e dou algumas sugestões : cantor de dupa sertaneja, peão de rodeio e participante do BBB.
Sem dúvida, e infelizmente, as mais promissoras carreiras no Brasil.
Ah! E o hairstily bacharel pode também, a exemplos das carreiras tradicionais, fazer mestrado.
Segue a matéria abaixo :
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Faculdades lançam curso superior de cabelereiros

Em constante expansão, o mercado da estética pede cada vez mais profissionais gabaritados. E quando falamos de cabelo, é claro que não poderia ser diferente. Quanto mais especializado o hairstylist, melhor. Para atender esta demanda, hoje em dia já existe até mesmo faculdade de cabeleireiro. E não é apenas uma expressão. Esses novos cursos são muito mais aprofundados e concedem diplomas de ensino superior, com a mesma validade de outros mais usuais como direito ou psicologia. Isso quer dizer que o dono deste diploma também pode fazer mestrado e pós.
A criação dos cursos superiores específicos em cabelo foi uma exigência dos alunos, como explica a coordenadora da Anhembi Morumbi (São Paulo), Adriana T. Reis Bertolletti. “Nós temos curso de estética desde 2001, mas nada específico para cabelos. Resolvemos criar o curso de Visagismo e Terapia Capilar pela própria procura de alunos. Recebemos muitas cartas, e-mails e telefonemas perguntando e pedindo este curso de graduação, que foi lançado em 2008”, conta.
O curso tem duração de dois anos e em sua grade tem matérias distintas como anatomia, fisiologia, penteados, cortes, químicas e coloração. “A procura por ele é bem diversificada. Há desde profissionais que querem se especializar até jovens que acabaram de sair do segundo grau”, comenta Adriana. Para se formar, o aluno tem que praticar 260 horas de serviços comuns a um cabeleireiro durante o último semestre.
No campus Liberdade (São Paulo) da Universidade Cruzeiro do Sul, o curso superior para cabeleireiros surgiu em 2007 e os alunos têm aulas de habilidades técnicas (corte e coloração, por exemplo), biologia, psicologia, marketing, gestão e finanças. Ou seja, além de parte de criação, depois de formado o hairstylist também terá a base para cuidar de seu próprio negócio.
Segundo a Universidade Cruzeiro do Sul, “o corpo docente é composto por doutores, mestres e pelos principais profissionais do mercado nacional e existe um centro técnico com instalações e tecnologia de ponta”. Boa parte da carga horária é destinada a atividades práticas para inserção dos alunos no mercado. Há ainda oportunidades de estágio supervisionado nos principais salões de beleza e clínicas de estética de São Paulo.
Fora de São Paulo, a Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, oferece o curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal que ensina procedimentos de saúde capilar como hidratação, coloração, descoloração, restauração e revitalização, visando a preservação e beleza dos cabelos.

Postar um comentário

0 Comentários