Todo Dia Era Dia de Índia

Hoje, 19 de abril, é o Dia do Índio. Antigamente, quando eu era aluno do primário, recebíamos, assim como em todas as datas comemorativas, um desenho tosco mimeografado das mãos da "tia". Aquele que vinha com cheiro de álcool e a molecada, antes de qualquer coisa, antes de começar a colori-lo, dava uma boa de uma cheirada.
Atualmente, as escolas não mais comemoram tais datas, nem mesmo lembram aos alunos da existência delas. Não tem mais desenho mimeografado para ilustrar nossos conhecimentos gerais, ou para dar aquele baratinho.
Se você perguntar a algum aluno que dia é hoje, jamais ele saberá que é o Dia do Índio.
Para suprir essa lacuna do atual sistema de ensino, que é regido por pedagogos e não por verdadeiros professores, por picaretas que rejeitam o tradicional (afinal, o tradicional dá muito trabalho), mas não propõem nada melhor para colocar no lugar, deixando apenas um vácuo de conteúdo e gerando gerações de semianalfabetos, eu, o Azarão, sempre preocupadíssimo como a cultura geral nacional, farei aqui as vezes da saudosa "tia" do primário. Eu trarei à lembrança e comemorarei o Dia do Índio.
Aliás, Dia do Índio, não. Dia da Índia. Primeiro porque não vou comemorar aqui dia de macho nenhum. Segundo porque pode aparecer alguma índia feminista e me acusar de machismo e sexismo.
Feliz Dia da Índia!
E se alguma das índias abaixo quiser apitar no meu apito, manejar meu tacape e minha borduna, assoprar na minha zarabatana e dar uma fumadinha no meu cachimbão da paz, pode ficar à vontade. Tudo em nome da preservação da cultura e da identidade nacional!

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Tá explicado porque Colombo procurava as Índias.
    "J"

    ResponderExcluir
  2. Deve ser por ter visto “suas vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras” e pensando em um “programa de índia” (de sentido oposto ao programa de índio) que o Cabral 1(Um) proferiu sua frase imortal: “Senta no meu pau que eu te levo a Portugal”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu nunca tinha ouvido esse ditado, não. Pra mim, é novidade. Sei não, mas deve ser costume aí de Minas, sei lá...

      Excluir
  3. 19 de abril é a data do aniversário do Roberto Carlos, o Rei Roberto.
    Como você se esqueceu dele, marreta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz!É verdade! É que esse ano ele não me convidou pra festa, então esqueci.

      Excluir