Por Que Você Só Dá os Parabéns Para Cristo?

Sim, todos criados pela imaginação humana, pela incapacidade do bicho homem em compreender o universo que o rodeia, pela preguiça humana em solucionar os mistérios de forma racional, pela imaturidade e vagabundagem da espécie, que prefere ter sempre um Pai a conduzi-la pela mão - a castigá-la, inclusive - do que andar por seus próprios pés, planejar suas ações, assumir suas responsabilidades e riscos, a tomar as rédeas de sua vida, enfim.
E como a imaginação humana nem é das melhores, cada novo deus é tão somente uma versão do anterior, um plágio. Pesquisei a história de alguns:
Thamuz : Deus da Suméria e Fenícia, morreu com uma chaga no flanco e, três dias depois, levantou-se do túmulo e o deixou vazio com a pedra que o fechava a um lado. Belém era o centro do culto a Tamuz;
Hórus (3000 a.C.) : Deus egípcio do Céu, do Sol e da Lua; nasceu de Isis, de forma milagrosa, sem envolvimento sexual; seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro; ressuscitou um homem de nome EL-AZAR-US; um de seus títulos é "Krst" ou "Karast"; lutou durante 40 dias no deserto contra as tentações de Set (divindade comparada a Satã); batizado com água por Anup; representado por uma cruz; a trindade Atom (o pai), Hórus (o filho) e Rá (comparado ao Espírito Santo).
Mitra (século I a.C.) : Originalmente um deus persa, mas foi adotado pelos romanos e convertido em deus Sol; intermediário entre Ormuzd (Deus-Pai) e o homem; seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro; nasceu de forma milagrosa, sem envolvimento sexual; pastores vieram adorá-lo, com presentes como ouro e incenso; viria livrar o mundo do seu irmão maligno, Ariman; era considerado um professor e um grande mestre viajante; era identificado com o leão e o cordeiro; seu dia sagrado era domingo ("Sunday"), "Dia do Sol"; tinha sua festa no período que se tornou mais tarde a Páscoa cristã; teve doze companheiros ou discípulos; executava milagres; foi enterrado em um túmulo e após três dias levantou-se outra vez; sua ressurreição era comemorada cada ano.
Krishna (3200 a.C.) : Trata-se de um avatar do Deus Vishnu – um avatar é como se fosse a personificação ou encarnação de um deus; nasceu no dia 25 de dezembro; nasceu de uma virgem, Devaki ("Divina"); uma estrela avisou a sua chegada; é a segunda pessoa da trindade; foi perseguido por um tirano que requisitou o massacre dos milhares dos infantes; fez milagres; em algumas tradições morreu em uma árvore; após morrer, ressuscitou.

Então, por que você só dá presentes a Cristo, seu ser limitado e tosco de percepção? Por que não canta Parabéns a Você  também para os tantos outros? Por que não põe chapeuzinho, enche balões, sopra língua de sogra e se entope de bolo e brigadeiro também por Mitra, Hórus etc?
Por que não canta, ser estúpido - primeiro por vocação e depois por opção -, derrama Krishna, derrama Krishna, derrama sobre ele o seu amor?
Ou melhor : por que não joga todos eles no lixo, no esgoto e bota essa cabeça pra pensar? Por que não atribui a todos eles as suas verdadeiras naturezas : lendas, mitos, delírios coletivos?

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Provavelmente você já conhece, mas se nunca ouviu falar, vale a pena acessar o site "Um Sábado Qualquer", de tirinhas muito engraçadas sobre Deus, Adão, Caim, etc. Há uma série que tem o sugestivo nome de "Boteco dos Deuses", onde quase todos os citados em seu texto aparecem, com piadas hilariantes. Creio que irá gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não conheço, não. Vou lá dar uma conferida. Obrigado pela dica.
      abraço

      Excluir
    2. Essa é uma confissão (não católica): meu filho mais velho é ateu. Por isso, rola sempre um papo de um gozar o outro. Em uma coisa nós dois concordamos: um dos dois está equivocado. Mas a gente se diverte bastante. Então, nessas idas e vindas, outro filho descobriu o site "um sábado..." que é muito engraçado Já tem, sei lá, umas 400 páginas, cada uma com umas sete tirinhas, mas eu ainda estou na 40ª.

      Excluir
    3. Quer saber o que eu acho, de verdade? Os dois estão equivocados, ou os dois estão certos, tanto faz no fim das contas. O importante é que se divertem.
      abraço

      Excluir