Sigam-no os Bons

Gosto do Chaves - e quem não gosta? Mas não adoro o Chaves - nunca fui um de seus aficionados.
Meio que por tabela, por osmose - irmão, esposa e, agora, filho -, assisti a muitas de suas trapalhadas, sendo o meu preferido, o episódio do cinema, "teria sido melhor ir ver o filme do Pelé".
De forma que não sei o suficiente sobre nem me apeguei o bastante ao personagem para prestar-lhe aqui uma homenagem póstuma sincera.
Há uns poucos minutos, no entanto, minha esposa me mostrou a homenagem feita pela DC Comics - a casa do Super-Homem, do Batman, do Flash etc - e eu resolvi colocá-la aqui. 
A cena é do funeral do Super-Homem e o "S", eterno ícone kryptoniano, foi substituído pelo coração amarelo inscrito com as letras "CH" em vermelho, eterno ícone chapoliniano. A substituição foi feita em dois locais da cena : no féretro que contém os despojos do herói e nos restos rasgados da capa levados pungentemente ao peito por Martha e Jonhatan Kent.
Para mim, faz todo o sentido. A mim, conhecedor apenas superficial da cosmogonia Bolañiana, Chaves e Chapolin Colorado nunca pareceram personagens isolados, sem nenhuma correlação entre si a não ser o fato de serem criações do mesmo autor, Roberto Gomez Bolaño.
Sempre tive a nítida impressão de que Chapolin fosse o alterego de Chaves. Ao brado desesperado, "quem poderá nos ajudar", saía Chaves e entrava o Chapolin, com sua poderosa e implácavel marreta vermelha e sanfonada.
Um de seus bordões era : "Sigam-me os bons". E, em seu cortejo fúnebre, os bons o seguiram. Os melhores.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito legal a homenagem! Quando morre um humorista o mundo fica um pouco pior do que já é. Divertido é o pessoal ter caído de pau no Danilo Gentili por ter dito que o Chaves era melhor que os Trapalhões. Era mesmo!
    Bordões repetidos zilhões de vezes, mas sempre divertidos. Aliás, os melhores para mim são os do Chapolim.
    Chaves:
    Ninguém tem paciência comigo!
    Não se “irite”!

    Chapolim:
    Sigam-me os bons!
    Não contavam com a minha astúcia!
    Aproveitam-se da minha nobreza” (o melhor de todos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época áurea de Os Trapalhões, as crianças, inclusive eu, gostavam de assistir ao programa, mas não era bem um programa infantil, era bem adulto na verdade, e era bom.
      Depois da morte do Zacarias e do Mussum, Didi voltou-se mesmo para o público infantil, a Turma do Didi, e aquilo era uma merda.
      Concordo com você e com o Gentili, em relação a programas infantis, o Chaves dá de mil a zero no Aragão.

      Excluir