Valdemiro Santiago Passa a Cobrar "O Quinto" de Seus Fiéis

No Brasil Colônia, durante o período chamado de o Ciclo do Ouro, todos os metais preciosos, para obterem seus registros junto ao governo e terem autorizadas suas circulações, deviam passar pelas Casas de Fundição da Coroa Portuguesa, as encarregadas de cobrar os tributos sobre a mineração, de cujas instalações saíam sangrados em 20% de seu montante. Era "o quinto", a parte do leão da época.
E para assegurar o pleno recebimento do quinto, para não deixar safarem-se os caloteiros, de tempos em tempos, quando as cotas do tributo não eram cumpridas, Portugal podia lançar mão da "derrama", que consistia no confisco dos bens dos devedores como forma de inteirar o devido quinto.
Homem de vasta cultura e saber, o apóstolo Valdemiro Santiago se vale agora de todo o seu conhecimento da História para tentar sair do calvário financeiro em que se encalacrou : ao invés dos tradicionais 10% dos salários dos fiéis, o bíblico dízimo, Valdemiro passou a exigiu 20% dos rendimentos de seu rebanho.
Dízimo é coisa do passado, da época de Malaquias (“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Malaquias 3:10)). 
Dos tempos bíblicos para cá, convenhamos, a inflação corroeu em muito as ofertas dos fiéis, a parte de Deus há mesmo de ser reajustada, o Todo-Poderoso também tem lá suas contas a pagar, mais de 2000 anos sem reajuste nem Deus aguenta. Imaginem o quanto não fica só o IPTU do Universo. Dízimo já era, é coisa de pastor obsoleto, não antenado ao seu tempo. O negócio agora é cobrar "o quinto" da crentaiada.
É o quinto de Jesus!!!
É que a arca da providência de Valdemiro Santiago anda no vermelho nos últimos tempos, mais no vermelho que as águas tingidas de sangue do rio Nilo da época dos faraós. 
Só para a Rede TV! e para a Rede NGT de televisão, por horários comprados em suas respectivas programações, o apóstolo deve R$ 8 milhões.
Para o Grupo Bandeirantes de televisão, deve soma especulada entre 13 e 21 milhões de reais, dívida já tramitada na Justiça, que, numa justa e sarcástica decisão, condenou Valdemiro a repassar 10% de seus rendimentos mensais ao seu credor até que se quite o débito. Ou seja, a Justiça condenou Valdemiro a pagar dízimo para a Band TV. Genial.
E uma vez que um dízimo vai todo para a Band, a solução é cobrar dois dízimos das ovelhinhas, isto é, o quinto. E se o fiel se recusar à paga do quinto de Jesus, é só Valdemiro ameaçá-lo com o quinto dos infernos.
Aos garimpeiros do Brasil Colônia, contudo, havia uma pequena rota de fuga, havia a possibilidade de um ardil para burlar a vigilância da Coroa Portuguesa e livrar parte do minério da taxação do quinto. Era o santo do pau oco. Imagens de santos eram esculpidas em madeira oca e o ouro era malocado em seus interiores, passando despercebido e livremente sob as vistas imperiais.
Aos cordeiros de Valdemiro Santiago, nem isso. Nem desse subterfúgio poderão lançar mão os fiéis de Valdemiro. Evangélico não acredita em santo, né?
Mas se mesmo assim o apóstolo sentir ou desconfiar de que há sonegação do quinto de Jesus, não tenham dúvidas, Valdemiro promoverá uma derrama entre seus seguidores, porá a tocar aquela musiquinha evangélica da porra :
"Derrama, Senhor, derrama, Senhor, derrama sobre eles seu amor..."
Chora, Valdemiro, chora...

Postar um comentário

1 Comentários

  1. genial este texto! Engraçado, eu nunca sobe desse lance do Malaquias. Um dia, eu resolvi ler a Bíblia (sou católico). Li o Genesis e achei que estava mais para crônica policial do que outra coisa, só putaria, só traição, só sacanagem (mensaleiros devem gostar desse livro). Aí encarei o Levítico, mas não ainda terminei (nem sei se vou). A impressão que me causou na época é que esse deve ser o "livro de cabeceira do Edir, do Valdemiro e do Jr Soares pois trata justamente do caixa. Pra finalizar, eu hoje penso que os evangélicos preferem o Antigo Testamento, mais cheio de mirabolâncias, enquanto o lance católico está mais para o Novo Testamento. É mais ou menos como dizer que bossa nova é samba. Tudo bem. Os evangélicos curtem "samba" e os católicos gostam de "bossa nova", mais refinada. Para você que é ateu, tanto faz, eu sei. Mas essa é a minha impressão. Parabéns - de novo - pelo texto, muito bom e engraçado.
    Blogson

    ResponderExcluir