Gisele Bündchen da Nike ( Ou : Hexacampeões da Hipocrisia)

"A CBF confirmou neste domingo que pediu um "procedimento disciplinar" contra Camilo Zuñiga, da Colômbia. Além disso, a entidade entrou com um recurso para anular o cartão amarelo dado a Thiago Silva, nas quartas de final da Copa do Mundo, contra a Colômbia.
Os dois lances trouxeram consequências duras ao Brasil. Enquanto o atacante sofreu uma fratura na região cervical e está fora da sequência do Mundial, o zagueiro levou a advertência que o torna desfalque para a semi contra a Alemanha, já que estava pendurado."
(MSN Esportes)
Até que demorou muito tempo para que o futebol brasileiro lançasse mão de seu maior e verdadeiro talento, de sua mais apurada técnica de jogo, de seu esquema tático mais ofensivo : ir para o tapetão.
Tentar ganhar na justiça desportiva o tranco que não consegue aguentar em campo, na justa peleja.
Tá todo mundo com dó da coluna do Neymarzinho, menino bom, inocente, o genro que toda sogra gostaria de ter. Tadinho do Neymar, né, seus torcedores manés? Tá sem emprego, sem casa própria, sem comida pra pôr na mesa dos filhos, vai ter que enfrentar fila do SUS, vai ficar na miséria, o Neymarzinho.
E a cotovelada que o Neymarzinho deu na cara do croata Modric, ninguém vai comentar nada sobre ela? Cotovelada na cara é cartão vermelho até em pebolim. Até em jogo de botão. E Neymarzinho saiu impune. Aí, tudo bem, né, torcida de idiotas, de babadores de ovos de pernas de pau semianalfabetos?
Quando é o Neymar que faz uma entrada canalha no adversário, o lance é considerado um acidente, uma fatalidade, ocorrências ocasionadas pelo calor da batalha, indesejáveis, sim, porém, consideradas perfeitamente normais e aceitáveis dadas as características inerentes ao esporte de extremo contato que é o futebol, e Neymar, um guerreiro a lutar pela pátria.
Quando é o Neymar que sofre uma dessas fatalidades, que leva uma joelhada nas costas, o caso vira crime de lesa-pátria, um agravo à soberania nacional, um caso a ser tratado pelo Itamaraty, posto em pauta na Conferência de Paz da ONU, quiçá levado à Corte de Haia, pois o colombiano cometeu infração proibida pela Convenção de Genebra, e o adjetivo mais brando recebido pelo adversário é : algoz.
Hipocrisia hexacampeã. Hours concours!
Por acaso, a federação de futebol da Croácia pediu a punição do Neymar? Por acaso, Luka Modric ficou dando declarações à imprensa mundial de que acabaram com seu sonho, ficou com chororô? Claro que não. Croata é macho, tem vergonha na cara, honra as bolas que carrega no saco. Não é dondoquinha. Não é top model. Não é a Gisele Bündchen da Nike. O Neymarzinho é a Gisele Bündchen da Nike. Aliás, a própria Gisele Bündchen, maravilhosa, apresenta ao público modos muito mais simples que os de Neymarzinho, é muito menos diva que ele.
Não gosto de futebol, mas admito que é coisa pra macho, ou ao menos deveria ser, ou ao menos era em seus primórdios, não para garotos-propaganda. Campo de futebol não é passarela; Copa do Mundo não é a São Paulo Fashion Week. O que irá ser de Neymarzinho agora? Como poderá desfilar a nova coleção inverno-verão da Nike com as costas quebradas? Tem que entrar na justiça mesmo.
Neymar e todo o futebol brasileiro são crianças mimadas - daquelas que as mães e as avós enchem a bola, daquelas que ouvem a vida toda o quanto são as mais bonitas, as mais geniais, quando são medíocres na verdade -, são aqueles moleques que aprontam de tudo com todo mundo - como todo moleque saudável, aliás -, mas quando sacaneiam com eles, não sabem se defender sozinho, correm aos berros para as saias de suas respectivas mães, são os famosos joões-sem-braço. E as mães os mimam ainda mais, se bobear, tem mãe que vai até tirar satisfação e bater no atrevido que ousou fazer chorar a sua cria. Neymarzinho é o menino mimado - elevado a um patamar muito mais alto que a sua real capacidade - a correr para a barra da saia da Mãe Gentil, Pátria Amada Brasil, que agora vai tirar satisfações com Juan Camilo Zúñiga, o menino mal-educado, o mau elemento que cometeu a imprudência de dar um catiripapo em seu dileto rebento.
Abaixo a foto da cotovelada do bom moço Neymar no croata Modric
As únicas fotos que eu encontrei da cotovelada de Neymar estão nas mesmas condições que essa, com pouca definição, baixa qualidade. Vasculhei páginas e mais páginas das imagens do Google e do Bing e só encontrei quatro fotos : uma em um jornal português, duas em jornais espanhóis e outra no twitter de um advogado mexicano.
E nenhuma, absolutamente nenhuma, foto da cotovelada publicada na grande imprensa brasileira. Agora, experimentem buscar pelas imagens da joelhada de Zúñiga... A imprensa brasileira também é hipócrita, tão joão-sem-braço quanto a CBF, quanto a torcida brasileira.
Quando alguém me pergunta se eu vou assistir ao jogo do Brasil, costumo responder que não é o Brasil que estará a jogar, sim a seleção brasileira de futebol, o que é muito diferente, e que o escrete canarinho está longe de representar o verdadeiro Brasil.
Infelizmente, vejo que estou errado, como tem sido via de regra, diga-se de passagem. A seleção brasileira de futebol representa fielmente o Brasil, é a sua foto selfie mais fidedigna, o seu quadro mais hiper-realista.
Somos, inegavelmente, um país de hipócritas e de joões-sem-braço.
Daqui em diante, tristemente, responderei simples e laconicamente : Não, não assistirei ao jogo do Brasil.

Em tempo : hoje, chegou-me, enviada por um leitor do blog, mais uma das raras fotos da cotovelada de Neymar, publicada no britâncio Daily Mirror. Como eu disse, nada em jornais brasileiros. Obrigado pela contribuição, meu caro.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Agora os brasileiros que se dizem horrorizados com tamanha "violência" decidiram ameaçar o colombiano e sua família no instagram, inclusive um traveco candidado(a)? no RS.
    ps: Eu vi o Neymar levar uma joelhada na lombar e não na nuca, não sei como ele pode ter fraturado a cervical(me refiro a ESPN, fui até o site pra conferir se era isso mesmo, como sempre um "belo trabalho" do jornalismo brasileiro)
    ps:link sobre o traveco do PT: http://lucianoayan.com/2014/07/05/candidata-do-pt-deseja-morte-de-jogador-da-colombia-no-twitter-jandira-feghali-e-ivan-valente-onde-estao-voces/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica do traveco, vou dar uma conferida e se eu conseguir escrever uma introdução sobre, eu publico aqui também.
      abraço e volte sempre.

      Excluir
  2. Achei essa imagem da cotovelada do Neymar:

    http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2014/06/12/article-0-1EB5ACDC00000578-566_1024x615_large.jpg

    Não é lá grande coisa, mas é melhor da que você tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, irei acrescentá-la à postagem.
      Identifique-se, se quiser.
      abraço

      Excluir