Pau do Índio

Prosseguindo em minha antropológica jornada pelos rótulos das cachaças do Brasil, deparei-me com um que me fez lembrar de meu primo Leitinho.
O Leitinho é um eterno curioso dos usos e costumes de outros povos. Faz questão, quando viaja em suas férias, de realizar um verdadeiro banho de imersão na cultura das localidades que visita. Informa-se de suas histórias e de seus folclores, confere seus pontos turísticos, prova de suas comidas e bebidas típicas.
Um experimentador por natureza, o Leitinho. Um desbravador.
Em uma de suas recentes viagens, esteve em Manaus (AM) e me enviou de lá algumas fotos de sua peregrinação pelo Brasil equatorial. Duas delas, deixaram-me cabreiro. Em uma, Leitinho está envolto por uma grande e grossa cobra, acredito que uma sucuri, e olha maravilhado para a cabeça do animal. Na outra, aparece todo sorridente, todo alegre e feliz da vida abraçado a um índio velho, um pajé de araque, um silvícola com a maior cara de pilantra, que, entre outras lorotas para enganar turista, disse-lhe conhecer a cura para todos os males, inclusive para a AIDS. Sai fora, pajé de boutique, índio velho de escola de samba, que para rosca frouxa não há cura!
Vendo os semblantes de júbilo e regozijo do Leitinho e do pajé na foto, e sabendo da irrefreável vocação empírica de meu estimado primo, não tenho dúvidas, o Leitinho provou da cachaça mais tradicional do Amazonas, o Pau do Índio.
É, Leitinho... Fosse hoje, o Beyonder jamais o convocaria para uma nova Guerras Secretas.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Humm...talvez o post seja até uma homenagem...desbravador, sei lá. Mas faltou dizer daquela minha foto com a índia loira. E, quanto à cachaça, assim como vc, eu só tomo cerveja. Não falei do bar do armando, onde conheci um vampiro. Mas aí já é outra história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece, não. É uma homenagem! Escreva sobre essa história do vampiro. Aqui em Ribeirão, lá na baixada, perto da rodoviária, existe o Bar do Tobas. Preciso arrumar uma câmera pra tirar uma foto da placa e depois também posto aqui.
      Aliás, falando em cerveja, a Páscoa já passou faz tempo...e aquela famosa gelada que ficamos de combinar?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Isso porque você nunca o viu experimentando um sapato da Mr. Cocker...

      Excluir