O Dia de São Patrício

Hoje é o dia de São Patrício, certamente o santo mais comemorado da fraca e risível mitologia católica. São Patrício é o padroeiro da Irlanda, o santo do trevo de quatro de folhas, o santo da cerveja verde. Todo mundo que toma lá sua cervejinha, ainda que inconscientemente, eleva preces a São Patrício.
São Patrício é reverenciado até por quem não é católico, até por quem nem faz ideia que ele exista. Até mesmo eu, ateu dos brabos e das antigas, rezo quase que cotidianamente para São Patrício.
É bem verdade que o padre, na missa, bebe também seu vinhozinho, mas só o porra do padre é quem bebe, não oferece pra ninguém, aí qual é a graça? Ficar vendo o outro beber e nós de goela seca, é a mesma coisa que ver filme pornô com os braços engessados. Cadê os ensinamentos de Cristo? Cristo transformou água em vinho e distribuiu aos convivas, o padre toma sua talagada e nem oferece. Cadê o espírito cristão?
São Patrício é o mais democrático dos santos, todo mundo bebe na sua festa. Canecões de cerveja a rodo, às mancheias, e deixem que digam, que pensem, que falem. E o famoso golinho pro santo não falta, mas ninguém fica jogando o elixir dos deuses ao chão, o golinho pro santo sai na urina e no catártico e purgativo vômito.
São Patrício é o santo a quem mais igrejas são construídas. Todos os bares e banheiros do mundo são altares a São Patrício. Já bem disse Cazuza : na privada, eu vou dar com minha cara, de panaca pintada no espelho, e me lembrar, sorrindo, que o banheiro é a igreja de todos os bêbados.
São Patrício é o verdadeiro santo ecológico, o verdadeiro santo verde. No seu dia, tudo é colorido de verde, as roupas, as comidas, as bebidas, os bichinhos de estimação, as bichinhas de estimação, algumas comunidades chegam a tingir pequenos rios e córregos com a cor do santo, as mulheres pintam os pelos pubianos de verde e os homens, o cacete.
E haja fé! As comemorações chegam a se estender por cinco dias! Vai todo mundo pro céu! Sem nem escala no purgatório!
Não bastasse, São Patrício também tem as melhores devotas. As beatas, todo mundo sabe, são aquelas gordas recalcadas, encruadas, fofoqueiras e que vivem a rogar praga em quem é mais feliz que elas, ou seja, em todo o mundo, são aquelas barangas que só vão para o céu porque nem o capeta as quer. Já as devotas, as beatas de São Patrício, deem uma olhada:
Agora, eu vou lá, tomar minha cerveja verde, que nada mais é que a cerveja normal com umas duas gotas de corante alimentício, dessas anilinas usadas em bolos de aniversário, comprei um vidrinho da verde hoje, para orar a São Patrício, só R$ 1,00. Nunca foi tão barato ter fé. Nunca foi tão prazeroso ganhar os favores de um santo.

Postar um comentário

0 Comentários