O Marreta Apoia O Secularismo E O Laicismo

Artigo 19 da Constituição Federal do Brasil
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
II - recusar fé aos documentos públicos;
III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

Ou seja, o Brasil é laico, o que significa dizer que somos um Estado independente em face do clero e da Igreja, e, em sentido mais amplo, de toda confissão religiosa. 
O Brasil é secular (em oposição a eclesiástico), nega o controle da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos.
Mas isso, como quase todas as leis brasileiras, é só no papel. O que vemos na prática é bem diverso, o que vemos no dia a dia é o total desrespeito ao artigo 19. O brasileiro é um criminoso religioso, um fora da lei em nome de deus.
Nossas notas de dinheiro têm a inscrição deus seja louvado, há cristos pendurados em cruzes nas repartições públicas, escolas públicas ministram aulas de ensino religioso, igrejas são livres de impostos, o Censo do IBGE tem a religião como um de seus itens,  aparece a lacuna religião nos dados pessoais das fichas para empregos, a ser preenchida pelo candidato.
Contrariando o parágrafo III do artigo, os religiosos são diferenciados pela lei : suas igrejas podem fazer barulho à hora que bem entenderem, são imunes à lei do silêncio, jovens do sexo masculino de certas religiões são dispensados do serviço militar obrigatório por força de sua fé, estudantes de outras religiões conseguem dispensa de aulas e de provas se essas ocorrerem numa sexta-feira, outros não podem ser convocados para trabalhar nas eleições etc etc
Onde está o laicismo do Estado Brasileiro? Por que os filhos das putas do padre e do pastor não pagam impostos? Eles não têm renda? O dinheiro deles vêm direto de deus? Qual o interesse do IBGE na religiosidade do brasileiro, se ele é um órgão público e somos um Estado laico? Por que tenho que aguentar a cantoria demente de uma igreja evangélica sem poder reclamar? Pior : se eu reclamar, sou taxado de intolerante, processado e até preso, pois os débeis mentais têm o direito de culto.
É por essas e por outras que o Secularismo tem ganho enorme força nos últimos tempos, sobretudo em países europeus, onde se dava o mesmo desrespeito contra o laicismo do Estado. Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Portugal são os expoentes desse retorno secular.
O Secularismo é um sistema de pensamento racional que rejeita toda forma de fé e devoção religiosa, as quais devem ser sumariamente excluídas da educação pública e  de outros assuntos estatais.
O Papa, pudera, anda pela Europa a manifestar sua preocupação com o ressurgimento secularista. O nazistão alerta para o nascimento de uma sociedade sem religião e extremamente materialista, dedicada apenas às posses terrenas.
O Papa preocupado com o materialismo? Então, passou da hora da igreja católica começar a se desapegar de suas terras, de seus tesouros roubados dos judeus durante a Segunda Guerra, de suas obras de arte etc.
No Brasil, o movimento secularista ainda é incipiente, mas já tem articuladores.
Jovens de cinco estados brasileiros realizarão a 2ª Marcha Pelo Estado Laico, no dia 10 de abril; a primeira foi em agosto do ano passado.
João Alfredo, organizador da marcha no Rio, disse que a manifestação reflete uma preocupação com a crescente influência das igrejas nas decisões de Estado, vide as bancadas evangélicas na Câmara e no Senado. A articulação do manifesto está sendo feita por intermédio do Facebook, onde há uma página para cada local. 
O Marreta do Azarão dá seu apoio e divulga os endereços eletrônicos para os  que quiserem aderir ao movimento.
O Marreta é pelo Secularismo, pelo civil e mundano. Enxotemos da vida pública, a igreja. Enxotemo-na do planeta.
Fonte: Paulopes

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Cara que merda essa tal manifestação! Com tantos problemas maiores, questões que realmente precisam atenção e resolvem exigir um estado laico? A grande maioria é ateu e não tá nem ai pro fato de o Brasil ser laico ou não, só está querendo libertar de dentro de si essa rixa que vocês tem pela religião! Você mais do que qualquer outra pessoa sabe que isso não é um grande problema realmente. Porque o Sr. Marreta não sai da sua zona de conforto e procura se voltar a questões mais nobres, como a pobreza por exemplo?

    ResponderExcluir
  2. Rapaz (ou rapariga, sei lá), eu quero que a pobreza se foda, se exploda. Desde quando falar de pobre é uma questão nobre? Só quem gosta de pobre é político em época de eleição e sociólogo da USP.
    Se o cara quer deixar de ser pobre, ele que vá trabalhar.
    E por que devo sair da minha zona de conforto? O blog é meu, porra.

    ResponderExcluir