Psicanálise e Homeopatia

O filósofo francês Michel Onfray lançou o livro "O Crepúsculo de um Ídolo, a Fábula Freudiana" , em cujas páginas desanca o pai da psicanálise.
Já era mais do que hora de alguém denunciar a farsa da "ciência" psicanálise. A mim, essa empulhação nunca enganou. Quem, em sã consciência, pode chamar de ciência uma doutrina fundada por um cheirador de cocaína, comedor de bosta e degenerado sexual que queria comer a própria mãe? Só sendo louco, mesmo.
Freud era o doente. E fundou uma seita onde suas perversões foram postas como o normal, como o padrão. Nas palavras de Onfray : "Freud transformou seus próprios "instintos e necessidades fisiológicas" em uma doutrina com pretensão de ser universal."; diz também que a psicanálise cura tanto quanto a homeopatia, o magnetismo, a radiestesia, a massagem do arco do pé, o exorcismo feito por um sacerdote ou uma oração diante da gruta de Lourdes.
Pena que, além da polêmica, o livro de Onfray não causará nenhum abalo na crença à psicanálise. As pessoas preferem - precisam - acreditar que uma terapia mágica resolverá suas vidas ao invés delas próprias enfrentarem seus demônios.
De qualquer forma, o livro de Onfray presta um serviço à desmistificação desse charlatão e seu charutão - o totem da seita da psicanálise.
Só há um porém, eu sempre encontro um porém. Onfray, à semelhança de Freud, também professa uma religião, uma seita, e não uma ciência. Onfray é filósofo.
E a filosofia, diga-se de passagem, está muitíssimo longe de ser uma ciência.

mais sobre o livro, é só dar uma clicadinha aqui, no meu poderoso MARRETÃO.

Postar um comentário

0 Comentários