A Marreta Do Morales

Evo Morales, presidente da Bolívia, disse em uma conferência ambiental que os homens que queiram manter sua virilidade e cabelos não devem consumir carne de frango. Morales afirma que os produtores injetam hormônio feminino no animal para que esse ganhe peso rapidamente; tais hormônios causariam problemas na orientação sexual das pessoas do sexo masculino, nas palavras de Morales : "quando os homens comem esses frangos, têm desvios em seu ser como homens."
As declarações de Morales já se tornaram piada nas mãos dos órgãos da imprensa mundial, aliás ridicularizar uma declaração é a maneira mais usual da imprensa desacreditá-la. Quando alguém tem coragem de dizer algo sério e grave, que vai contra os manipuladores do poder, sua declaração é tornada em piada, com o claro objetivo de neutralizar sua veracidade.
Negar que são usados hormônios na carne de frango? Hoje, um frango de granja fica pronto para o abate em cerca de 40, 45 dias. Tudo na base do milho e da soja? Tá bom, eu acredito.
Se esses hormônios têm realmente algum efeito na sexualidade de indivíduos do sexo masculino, já é outra questão, passível de averiguação. Averiguação que logicamente não será feita, ou até será, mas por laboratórios pagos pelos produtores de frango.
O que sei também é que todas as associações dos criadores de frango manifestaram seu repúdio às declarações de Morales e um sem-número de desmentidos já foram publicados. Quando alguém começa muito a desmentir uma coisa é porque nesse mato tem coelho. Se as declarações do boliviano fossem tão absurdas, ninguém se daria ao trabalho de desmenti-las ou ridicularizá-las.
E mais: hormônio é hormônio, sempre causa algum efeito. Ou alguém acha mesmo coincidência as meninas menstruarem hoje bem mais precocemente que suas mães e avós? Com 9, 10 anos tem muita criança menstruando por aí. Evolução? Porra nenhuma, hormônios na alimentação, mesmo.
E os hormônios não são o único fator da viadagem que se alastra pelo planeta, há o caso dos ftalatos, por exemplo. Usados em plásticos, substâncias oleosas para perfumes, sprays para cabelos e lubrificantes. Sabem aquele cheirinho de carro novo? Pois bem, puro ftalato que se desprende do painel do carro quando aquecido pelo sol. Os ftalatos, e isso é cientificamente comprovado, tem o efeito de bloquear, na fase fetal, os receptores de testosterona do embrião podendo levar à sua desmasculinização.
Não sei o motivo, mas há um complô mundial para propagar a viadagem. Algum tipo de controle de natalidade? Não sei, mesmo.
Odeio dizer isso, mas Evo Morales provavelmente está, nesse caso, coberto de razão.

Postar um comentário

0 Comentários