Proibir Bolsonaro de Disputar Eleições é Golpe Sem Golpe, por J. R. Guzzo

"O que adianta fazer eleições, e ainda por cima gastar R$ 10 bilhões por ano com a chamada “Justiça Eleitoral”, mesmo nos anos em que não há eleição nenhuma, se quem conta não é o eleitor, mas sim uma congregação de funcionários a serviço do governo, que nunca recebeu um voto na vida – mas resolve tudo o que realmente tem importância prática? Esse grupo, o TSE, decide quem pode ou não pode ser candidato. Decide o que os candidatos podem ou não podem falar na campanha eleitoral. Decide, se assim quiser, cassar o mandato de quem foi eleito – mesmo deputados federais já diplomados e no exercício do mandato há quatro meses. Escolhe quem fica no lugar; da última vez, tiraram o mandato de um deputado que teve 350 mil votos e botaram em sua cadeira um que teve 12 mil. Pode, até mesmo, suprimir os direitos políticos de alguém que já terminou o mandato e não está disputando nada, mesmo porque não há eleição alguma em disputa, e proibir os eleitores de votarem nele quando houver a próxima.
O processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro não é um processo, nem tem alguma coisa a ver com a lei, ou com a noção de que todo cidadão é inocente até o acusador provar a sua culpa. É um ato de repressão política em estado bruto – a atitude que se espera, na verdade, de um regime a caminho de se tornar totalitário. O que conta, no caso do ex-presidente, não é a razão. É a força. Os que mandam no Brasil de hoje não querem que ele dispute nenhuma eleição, porque têm medo de que possa ganhar – é isso, e só isso. É uma violência que não existe em nenhuma democracia decente. Bolsonaro pode ter sido um mau presidente; pode ter sido o pior presidente que o Brasil já teve. Mas isso não lhe tira os direitos que a Constituição garante para qualquer cidadão deste país – a começar pelo direito de ter as suas próprias opiniões políticas. Ele não fez nada contra a lei. O seu crime é ser de direita, pois o entendimento do alto Poder Judiciário, no Brasil de hoje, é que ser de direita é ilegal.
Bolsonaro perdeu a eleição e deixou o cargo na hora prevista, sem interferir em absolutamente nada no processo eleitoral – que “golpe” é esse em que o “golpista”, em vez de ficar, vai embora? Ele disse a um grupo de embaixadores que desconfiava da integridade do sistema eleitoral. E onde está escrito que é ilegal duvidar das urnas eletrônicas – ou estudar a Constituição para ver se ela pode ser aplicada, como está nos “documentos do golpe”? Centenas de figuras públicas, e milhões de brasileiros, também duvidam das urnas – que crime seria esse? Bolsonaro não está sendo culpado pelo que fez. Sua culpa é ser quem é."

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Vá lá pra conferir (ri pra caralho)

    ResponderExcluir
  2. Hora de ver os bolsonaristas falarem o mesmo que os petistas falaram um tempo atrás. Com a diferença que quem criou prova contra si foi o próprio Bolsonaro. E provas não faltam contra ele, é presente roubado, cheque na conta, perdão de dívida bilionário de evangélico, isenção de imposto para a Havan, lavagem de dinheiro com medicamentos inúteis em plena pandemia, ministro Paulo Guedes fazendo trade enquanto dirigia a economia, ofensivas contra outros presidenciáveis e parceiros econômicos (china, argentina, frança...), falsificação de documentos, venda de gasoduto bilionário por dez por cento do valor de mercado, a lista é longa, e tem a questão dos embaixadores, que do meu ponto de vista, é absolutamente criminoso. O cara ganha a eleição pelo mesmo sistema que condena. Hipocrisia de bundão.
    No fundo, a existência do Bolsonaro foi a volta por cima do Lula. Além de incompetente, o Bolsonaro provou a narrativa do PT: colocou nos mais altos ministérios todos os que agiram em contrário ao Lula. E ainda tomou rasteira atrás de rasteira dos canalhas, como o Sérgio Quack Moro.
    Enfim, só uma opinião. Não estou a defender o PT ou o Lula, e muito menos o sistema eleitoral, que de representativo não tem uma vírgula. E digo mais, se eu fosse o PT, faria de tudo para deixar o Bolsonaro elegível: assim não surge uma síntese dessa tese e antítese, como diriam os marxistas!
    Abraço Azarão! Faz tempo que não acompanho o canal, mas logo reapareço mais vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, andas sumido, mesmo do whatsapp. Algum projeto novo? Alguma buça na área?

      Excluir
  3. Falou obviedades. Mesmo assim essas obviedades ainda não o são para o cérebro mediano.

    ResponderExcluir
  4. Discurso de bolsonarista. Desonestidade ou má fé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nem uma coisa nem outra. Apenas o reverso, o outro lado da moeda do discurso esquerdista, que diz que Dilma sofreu um golpe, que Lula foi condenado injustamente etc.
      Apenas uma crença oposta, que, como toda crença, é adotada por conveniência e interesses exclusivamente pessoais.

      Excluir