Por Ora, Por Ora...

Ter o pau duro
E enfastiar-me
A mecânica da foda.
Considerar desfavorável
O custo-benefício.
Deixo
Então
O pau murchar.
Ignoro a ereção,
(Como aos pedintes nas esquinas),
Venço-a pela espera,
Mato-a pelo cansaço.

Ter ideias fervilhando
Feito comprimidos de vitamina C
E enfadar-me
A mecânica da escrita.
Gestá-la, pari-la,
Trazê-la à ponta de Bic para o branco cegante do papel,
Dar uma palmada em sua bunda
Para fazê-la anunciar-se ao mundo.
Considerar muito aquém
A visão da paisagem
Frente os percalços da escalada.
Ignoro as ideias
(como a filhotes de gatos colocados à minha porta para adoção),
Venço-as pelo esquecimento,
Mato-as de velhice.

E me afundar,
Submergir-me
Em banheira de tépida e amniótica inércia
Com espuma de sais de banho de entropia.

E respirar.
Só respirar.
Mas apenas enquanto for puramente um ato biológico involuntário.
Apenas enquanto for.

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Azarão, eu vou deixar uma pergunta polêmica pra você que é ateu

    ResponderExcluir
  2. Eu vi que o senhor gosta do Rei Roberto Carlos em Que Fossa Meu Chapa, a pergunta é: O senhor se incomoda ou tem algo contra o Rei por ele ser religioso devido a várias canções religiosas dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ser ateu não é odiar o crente (não apenas por ele ser crente) ou qualquer religião. É tão somente não crer em Deus. Só isso.
      Quanto às canções religiosas do Rei, simplesmente, não as escuto, não as tenho em minhas coletâneas. De forma alguma, elas depõe contra as canções dele de que eu gosto.
      Outro exemplo : meu poeta modernista preferido é o Manuel Bandeira, que também tem uma considerável produção de cunho religioso.
      Ser ateu é um estado de descrença em relação ao místico, ao mágico, ao chamado divino, não um estado de beligerância.

      Excluir
  3. O Padre Marcelo Rossi cujo o senhor odeia já fez um CD cantando as músicas do Rei

    ResponderExcluir
  4. O CD PAZ de 2001 continha 11 canções sendo elas:

    1 - Ele Está Pra Chegar (1981)
    2 - Aleluia (1984)
    3 - Fé (1978)
    4 - A Montanha (1972)
    5 - Luz Divina (1991)
    6 - O Homem (1973)
    7 - Nossa Senhora (1993)
    8 - O Terço (1996)
    9 - Como É Grande O Meu Amor Por Você (1967)
    10 - Quando Eu Quero Falar Com Deus (1995)
    11 - Amigo (1977)

    ResponderExcluir
  5. Nos anos 60 Roberto Carlos era iê-iê-iê, ele falava muito de namorar mulheres (O Cd Inteiro de Splish Splash (1963), É Proibido Fumar (1964)), e falava coisas que eu considero até anti-religiosas como Quero Que Vá Tudo Pro Inferno (1965), História De Um Homem Mau (1965), Lobo Mau (1965), Noite de Terror (1965), Um Leão Está Solto Nas Ruas (1964)

    ResponderExcluir
  6. Até mesmo essa Como É Grande O Meu Amor Por Você faz parte do Álbum Roberto Carlos Em Ritmo De Aventura (1967) onde a primeira canção se chama Eu Sou Terrível e a segunda é essa e é sobre um filme que ele fez que não sei o nome onde a capa mostra o Rei em um helicóptero

    ResponderExcluir
  7. Ele até tinha uma canção que eu não sei se o senhor iria gostar pois fala sobre gatos e não em uma boa situação que se chama Negro Gato (1966)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa canção não fala de um gato de fato, né? É uma alegoria.
      Não leve tudo ao pé da letra.

      Excluir
  8. Você fez um belo poema, boas imagens, boas associações.

    ResponderExcluir
  9. É meu caro, você é um professor em essência. Professor com um saco paciência. O problema é que os alunos reais não estão interessados. Se estivessem, teriam um grande e paciente mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pro bem e (ultimamente) mais para o meu mal, sou um professor em essência. Alunos reais? Eles ainda existem?
      E ao Café com Chocolate, quando vai retornar?

      Excluir
    2. Retornarei. Sempre retorno.

      Excluir