Perus, Leitões, Chesters e Outros Cadáveres de Fim de Ano. Ou : Música, Rojões, Fogueiras, Espumantes e Outras Celebrações dos Idiotas

O ano não foi bom nem ruim
O próximo não será pior nem melhor.
Não será
Não foi
Não é.
Não há ano
Não há Tempo.
Há uma continuidade não-linear
À qual o ser humano decidiu chamar de Tempo
E a tentativa de dividi-la
Compartimentá-la
Encaixotá-la
Agrilhoá-la
Em segundos, minutos, horas, séculos
E pô-la a correr em retos trilhos de trem,
Para que sinta que ele está ao leme e ao timão dessa continuidade
Que bem a navega
E conhece suas rotas,
Para não querer ver
Que ele é apenas um troço de merda
Cagado do cu de algum deus
(tantos são criados)
E ejetados no esgoto
(isso é verdadeiramente o Tempo)
Olimpo abaixo.
Não há Tempo
E agora é tempo das confraternizações
Das reuniões do bando em volta das fogueiras,
Assar a carne de animais
Que nenhum dos frouxos ali caçou
Carne indigna
Hienas comedoras de carniça fresca.
tempo de dançar em volta do fogo
Celebrar a colheita maldita
A safra estéril
O fruto podre no pé.
tempo de tocar os tambores, batucar os tantãs
E encher a cara
Pelas metas atingidas
Pelo dever cumprido
(e pouco importa se são inúteis) :
Beber pelos fracassos coletivos
Pelas inabilidade e pela incompetência corporativa.
Erguer taças e vivas e hurras
Pelo décimo terceiro
Pela cesta de Natal
Pelos fogos, pela Cidra Cereser do reveillon
Pela certeza do pau do chefe cravado em seus cus.
Eu não confraternizo.
Se asso alguma carne
É a dos peixes cintilantes e transparentes
Pescados de minhas fossas abissais
De minhas depressões,
É a dos pássaros azuis aprisionados 
Nesse alçapão que sou eu.
Se bebo,
Bebo por nada.
E se danço
É em torno de meu próprio umbigo,
Da fogueira mortiça
De minha alma extinta.

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Nossa, que mau humor.
    Você está muito ranzinza. O que aconteceu? Flagrou a mulher com outro?
    Anitta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é mau humor. é indignação. se não entende a minha ranzinzice é porque também é desses que ficam festejando feito idiotas a cada fevereiro ou feriado. E, com certeza, registra tudo com a câmera do celular para pôr no feicibuk.

      Excluir
  2. Gostei muito do texto (apesar de alguns cus, desnecessários, na minha opinião). Boas imagens, boas sacadas. Acidez no ponto. Muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite-me, caro Jotabê : cu nunca é demais.

      Excluir
    2. Então vem me pegar de jeito.
      Ex-boiola

      Excluir
    3. tá muito gulosa, santa!!!!!!
      deve ser o espírito natalino, né? tempo de peru etc...
      vai procurar pinto em outro galinheiro, porra!!!

      Excluir
  3. Gostei, passou na minha frente, vou ter que escrever para o ano novo.
    "J"

    ResponderExcluir
  4. um bom cu vale mais que uma cesta de bucetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria profundo? A frase, o cu, ou as bucetas?!?

      Excluir
    2. pois é, jamais imaginei que um cu fosse dar tanto o que falar, ainda mais que o poema nem trata do cu especificamente. Pelo jeito, o cu anda supervalorizado.

      Excluir
  5. Nossa senhora da periquita, tá amarrado e repreendido. Nas palavras do Zé Araújo, "mangará nasceu pra se encaixar em xibiu " e tenho ditox. Sabedoria popular rsrs.
    "J"

    ResponderExcluir
  6. É, gostei do poema, algumas verdades são bem vindas.
    Esse mês, com exceção das férias, é o mais pé-no-saco que existe. Pessoas azucrinando e querendo se reunir em prol de mais um ano igual ao anterior, e ao próximo...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. É o próprio Ebenezer Scrooge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enfim, um comentário de alto nível.
      À minha altura.
      E um puta elogio. Tenho muita simpatia pela figura do Scrooge.

      Excluir