Voltaram os Bons Tempos das Peladas

Alguns podem pensar, pelo que leem aqui, que eu não gosto de futebol, sei que posso passar essa impressão, às vezes. E não gosto, mesmo. Detesto, a bem da verdade. 
Mas não gosto é do futebol grande, do futebol dos estádios, dos coliseus, do futebol empresa, das camisas dos clubes que, hoje, são mais outdoors que brasões e estandartes de seu grêmio. Não gosto é do futebol que transforma idiotas em deuses e heróis.
Gosto, entretanto, acreditem ou não, do futebol pequeno, do futebol de rua, aquele que a gente jogava com latas de óleo a servirem de traves, ou, quando nem latas conseguíamos, usávamos uns chinelos de dedo para marcar os limites do gol, gosto do futebol jogado pela molecada nos terrenos baldios, imediatamente improvisados em campos de terra batida, do futebol dos sem-camisa versus os com-camisa, ou seja, tenho enorme simpatia pelas boas e velhas peladas.
Eu próprio, acreditem ou não (mais ainda), já joguei umas boas peladas em minha infância/adolescência. Se bem que jogar, jogar, é modo de dizer, eu ficava sempre no gol, que era o lugar em que, invariavelmente, a não ser que você fosse o dono da bola, colocavam os pernas de pau, mas cheguei a ser um goleiro razoável, que o diga meu amigo Marcellão, cujas cobranças de penalti, eu sempre frustrei. Fazer gols, em toda a minha vida, acho que só fiz no futebol de botão e no pebolim.
Por isso, muito folguei em saber que não sou o único saudoso de uma boa pelada.
A Alemanha promoveu, nesta semana, o primeiro Campeonato Nu de Futebol. Os jogos foram disputados na grama sintética do Berlin's Palais am Funkturm e tiveram as participações das seleções alemã, sueca, francesa e italiana.
É a volta do verdadeiro futebol arte. Ou, pelo menos, do futebol nu artístico. Vejam com que fluidez a bola rola pelo gramado, com que elegância, leveza e beleza, vejam como corre gostosa.

E na comeração pelo gol, então? Não tem nada daquelas coreografias idiotas, não tem nada daquelas dancinhas de macaco. Na hora do gol, elas partem para o abraço. As meninas dão um verdadeiro show de bola, de "bolas", se é que vocês me entendem, e sei que me entendem.
E só tem seleção, só tem o top de cada país. Na copa da peladas, não tem bola murcha! É tudo bola de capotão, e das nº 5 !
Para juiz, não digo, não tenho mais idade e fôlego para ficar correndo de lá para cá, mas se precisarem de um bandeirinha, eu tô dentro. Hasteio a bandeirinha no pau!!!

Postar um comentário

0 Comentários