Brasil : o País do Futebol, Ontem, Hoje, Sempre, e Desgraçadamente.

Para a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, não são apenas os estádios brasileiros de futebol que necessitam passar por reformas, adaptações e ampliações. É preciso (preciso?) ampliar igualmente as vias de acesso aos locais dos jogos, hotéis, restaurantes, pontos turísticos etc das cidades que sediarão o evento. Todo um projeto urbano vem sendo realizado nas 12 cidades que abrigarão a desgraça da Copa.
E, agora, uma coisa que você nunca vai ver no Jornal Nacional, acompanhada pelo sorriso da Patrícia Poeta : por conta dessa ampliação viária, para facilitar a vida do turista, cerca de 250 mil pessoas correm o risco de ser despejadas de suas residências, muitas até já foram.
Os dados são da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) e foram divulgados em um vídeo apresentando em uma reunião paralela da 23ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.
Quero deixar bem claro que não são os vagabundos dos sem-terra, índios e outros pilantras que serão desalojados, nada disso. São famílias de trabalhadores! A esses, ninguém vai lá defender, em defesa desses, não se veem protestos, passeatas, bandeiras vermelhas do MST, PSTU e o caralho a quatro a se agitarem, em defesa desses, não há artista boiola fazendo beijaço, panelaço, apitaço, rosca-queimaço ou coisa que o valha.
Defender trabalhador não dá ibope, não ganha votos para as próximas eleições, não projeta a imagem nem aumenta o cachê de nossos engajados músicos, atores e toda a canalhada metida a intelectual.
Ir em socorro de gente comum, que acorda às 5 da manhã para trabalhar, que paga seus impostos, que conta moedinhas para aguentar a chegada do fim do mês, não é chique, não é moderno, não está nas metas do milênio, proteger gente comum não vai salvar o planeta.
Ter consciência cidadã (e odeio cada vez mais essa palavra), hoje, no Brasil, é ser amigo de vagabundo, é chamar o vagabundo de excluído, de desfavorecido, e dar para ele tudo o que ele acha que a sociedade lhe deve. Ter consciência cidadã é dar uma esmolinha para aplacar a própria consciência pesada. E dar com o dinheiro de quem trabalha, dar com o dinheiro dessas 250 mil pessoas que estão em vias de perder suas casas, por conta da Copa 2014 e Olimpiadas 2016.
Ser cidadão, hoje, no Brasil, é dar terra para índio que compra cocar em loja de artesanato e para "agricultor" sem terra nas unhas e calos nas mãos, é defender o direito do cara fumar maconha e dar o rabo.
Alguns dados do dossiê da Ancop :
500 famílias ameaçadas de despejo na Vila Autódromo, no Rio de Janeiro;
200 casas, em Recife, foram marcadas para ser demolidas sem consulta prévia aos moradores;
900 famílias no oeste da cidade de Manaus estão sob risco, por causa da construção de uma rodovia;
2.600 casas, Em Belo Horizonte, estão ameaçadas pela ampliação do anel viário no entorno da cidade;
2 mil famílias da região metropolitana de Curitiba estão em risco devido às obras de expansão do aeroporto e à reforma do estádio Joaquim Américo Guimarães.
Mas o governo vai realocar essas famílias, vai lhes pagar indenizações, dirão os politicamente corretos defensores do progresso às custas do cu alheio.
Sim, haverá indenizações : entre R$ 4 mil e 10 mil, em média, por família que perder sua casa. Puta dinheiro, hein? Sim, haverá reassentamentos : em  locais distantíssimos das residências originais, muitas vezes sem a menor infraestrutura para acolher essas famílias, e com os quais essas pessoas não possuem nenhum vínculo, elas ficam longe de seu trabalho, da escola dos filhos, dos familiares, amigos.
À perda da residência, outras se juntam. Um endereço fixo é condição básica para ter acesso à educação dos filhos, à saúde, a uma conta bancária, à obtenção de um crédito financeiro, enfim, ter uma casa é condição básica para o sujeito ter uma identidade.
Essas famílias, desapropriadas de suas residências, serão igualmente alijadas de suas identidades.
E para quê? Para ver o idiota do Neymar com corte de cabelo novo? O bigode do Felipão?
Nas imagens do vídeo mostrado em Genebra, são retratadas casos flagrantes de despejos forçados, remoções com aviso prévio de 48 horas, casas demolidas sob protesto, abusos policiais e famílias desesperadas por não saberem onde serão reassentadas ou se receberão indenização por suas perdas.
Cadê os filhos das putas dos Direitos Humanos numa hora dessa? Dando a bunda pra bandido, só pode ser. E fumando um belo dum cachimbão da paz com os índios falsificados. Estarão os dos Direitos Humanos já devidamente comprados pela Fifa, CBF etc, como já foram devidamente comprados pelos comandos criminosos do país?
E, no pior, eu gostaria de nem ter pensado, mas não há mais como não, já pensei, já foi, já era.
O pior, podem ter certeza, é que, quando a Copa estiver em seu transcurso, quando a seleção canarinho estiver no gramado a fazer suas presepadas, todos os onze vendidos a multinacionais do esporte, essas mesmas 250 mil pessoas que perderam(ão) suas casas, suas vidas, já estarão esquecidas de tudo, estarão a berrar, a esgoelar-se, a tocar suas vuvuzelas e caxirolas. Estarão todas - se houver exceção entre elas, serão pouquíssimas - a torcer fervorosamente pelo Brasil.
Não pelo meu Brasil, mas pelo Brasil que, enfim, quem sabe, elas mereçam de fato. E se o Brasil for hexacampeão, talvez até considerem a perda de suas casas como um válido sacrifício pela pátria.
Fonte : BBC Brasil

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Ta que pariu Azarão, outro bingo na caxirola, e no cu de todos. Infelizmente moro ao lado do fadado e super faturado Maracanã, e como se não bastasse o caos no trânsito diário, vão debandar muita gente de uma comunidade da Mangueira, que tem casa e trabalha na área (lá é um centro automotivo).
    Mas veja bem, a tal Copa das Confederações nos trouxe uma coisa boa: "compre duas dúzias de brahma e ganhe uma."
    Por uma desses pra aguentar tanta canalhice, aleluia irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas dúzias e ganhe uma o quê? Uma cerveja ou uma dúzia de cervejas?
      Se for uma dúzia será uma maravilha, será mesmo uma maneira de aguentar os absurdos que essa copa ainda nos trará.
      Mora ao lado do Maracanã? Se um dia eu for assistir a um jogo por aí, vou bater na sua porta pra gente tomar essas grátis da Brahma.
      Abraços.

      Excluir
    2. Ganha outra dúzia, Marreta. E apareça por essas bandas, será bem-vindo para brindarmos essa desgraçada vida, com uma boa e gelada brahma.

      Excluir
  2. Concordo com quase tudo que você disse. A exceção é o fato de você não achar que é direito, de quem quer, dar o rabo ou fumar maconha. Não faço e nem quero fazer. Entretanto, acho mais do que justo que quem tenha vontade que o faça. Ninguém tem o direito de legislar na mente de ninguém. Conseguimos controlar o comportamento, mas não os desejos.

    “O Homem Pode Fazer o que Quer, Mas Não Pode Querer o que Quer” (Schopenhauer)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você entendeu errado, nunca disse que não acho direito, também acho que cada um faz o que quer com o próprio rabo, ninguém é fiscal de cu de ninguém, o que não concordo é que isso seja transformado numa "causa social", numa "conquista" da sociedade, não concordo que eu ligue a televisão e dê de cara com pessoas dizendo que gostam de dar o rabo, que ONGs lucrem em defender o direito de se dar a bunda, um direito que é natural a quem quiser exercê-lo.
      O mesmo vale para a maconha, ou para qualquer coisa de foro íntimo e pessoal.
      O que não concordo é que as preferências sexuais (até porque tenho as minhas), toxicológicas (até porque tenho as minhas)e etc de certas minorias tentem ser impostas como um comportamento normativo.
      Schopenhauer está certíssimo, é um dos poucos filósofos que respeito, não poder querer o que se quer é uma merda!!!
      Abraços.

      Excluir
    2. Puxa! Obrigado pelos esclarecimentos. Sendo assim, dou a mão à palmatória... rs!

      Excluir
  3. Marreta, gostaria de pedir que escrevesse um texto explicando o que é a PEC 37. Parece que está sendo votada na camara, gostaria, se não fosse pedir muito, que escrevesse o que é, e o que pensa. Fui uma aluna sua, não a que gostaria de ter sido. Enfim, agradeço desde já. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,não li muito sofre a pec 37, o que sei é que, se aprovada, irá restringir os poderes de investigação do Ministério Público, principalmente sobre os crimes cometidos por políticos. Com certeza, uma vingança dos políticos condenados no caso do mensalão.
      De qualquer forma, eu precisaria melhor me informar para emitir uma opinião mais abalizada.
      Conheço um texto que, acredito, possa lhe ser bastante esclarecedor, é uma entrevista feita com Lenio Streck, um procurador de justiça do RS. A entrevista está no seguinte endereço:
      http://www.portali9.com.br/noticias/politica/pec-37-uma-tentativa-de-enterrar-investigacoes-contra-politicos-no-brasil
      Enfim, quem é você?
      Abraços.

      Excluir
  4. Você foi meu professor por pouco tempo, não se lembraria de mim. Um dos melhores professores que tive. Uma pena não o encontrar onde eu for estudar. Leio seus textos sempre. Abraços

    ResponderExcluir