Sabem  aquelas carapaças, aquelas "casquinhas" brancas e transparentes, com um  talho nas costas, que as cigarras abandonam presas aos troncos das  árvores, quando emergem para sua forma adulta e alada? Então, quando eu  era criança e andava livre e destemido pelos matos - quando não havia o  que temer nos matos -, eu muito apreciava comer aqueles invólucros  descartados pelas cigarras, eram crocantes,  com um gosto próximo ao  desses salgadinhos de bacon, ou o que se convencionou chamar, hoje, de  sabor de bacon.
Minha  mãe nunca soube, pois me renderia umas boas bordoadas e uma ida ao  médico; nem meus poucos amigos nunca souberam : eu não precisava de mais  esse aditivo à minha fama de esquisito. Portanto, saboreava-as às  escondidas.
E não é que meu instinto de bicho, mais uma vez, se mostrou correto?
O  insectólogo holandês Arnold Van Huis propõe ao mundo ocidental que  adira a uma prática comum em algumas culturas, comer insetos como fonte  alternativa e sustentável de proteínas. A carne dos insetos pode variar  de 30% a 70% em valor proteico, ela também é rica em ácidos graxos  essenciais e vitaminas, especialmente as do complexo B. Mais de mil  espécies de insetos, segundo ele, são comidas nos países tropicais,  entre  elas, larvas de borboleta, gafanhotos, besouros, formigas,  abelhas,  cupins e vespas. Quem nunca ouviu falar da tanajura  brasileira, cuja bunda é iguaria disputada em muitos lugares?
Isso  da tanajura vem me lembrar de uma música do Juca Chaves, a marcha da  Tanajura, classificada por ele como uma marcha  estética-filosófica-carnavalesca : "a beleza da mulher não tá na cara,  tá na jura, tá na jura que fizer, a beleza da mulher está em outra parte  qualquer, tanajura, tá na jura que fizer. A beleza da mulher, joia tão  rara, coisa pura e sem mistura, lá, lá, lá, lá, lá, lá, e se a beleza da  mulher não tá na cara, tá na cara que tananjura."
Voltando,  os insetos são mais eficientes em converter o que comem em massa  corporal. Para cada quilo de carne de grilo, por exemplo, o bichinho  come 1,7 kg de capim, o frango, 2,2kg, o porco, 3,6kg, e a vaca, 7,7 kg.
Eu  apoio essa dieta. Uma saúva bem torradinha e salgada, um gafanhoto bem  tostadinho, umas joaninhas assadas, ficariam muito bem com uma cerveja  gelada, ou "harmonizariam" muito bem com uma cerveja, que agora  "harmozinar" virou moda, mais uma viadagem. Uma caranguejeira peluda  também combinaria muito bem com cerveja, mas essa sempre combinou.
Fonte : BBC Brasil
0 Comentários