De  uns dois ou três anos para cá, uma espécie de subconcurso foi   instituída na Educação de SP. O que tem até certa coerência. Povo  subalfabetizado e subnutrido, país subdesenvolvido em que tudo é feito  nos subterrâneos, um subconcurso tem toda a lógica.
Resumidamente,  esse subconcurso para professores é uma prova feita para os  "profissionais" com um diplominha de licenciatura que não conseguem ser  aprovados nos concursos oficiais de sua carreira, os chamados  professores temporários, ainda ACTs ou OFAs. E dado o nível dos  concursos oficiais, só uma coisa justifica o cara ser temporário : ele  ter se formado recentemente e, nesse meio tempo, não ter havido a  realização de nenhum concurso; acontece que tem gente - muita gente -  que aposenta como temporário. 
O que é um absurdo. Desde os mais  altos cargos públicos, um juiz de direito a exemplo, passando por um  policial raso e chegando a um lixeiro de uma prefeitura, todos têm que  ser concursados. Todos têm que passar por um concurso público de provas e  títulos. Não foi aprovado? Vai procurar o que fazer da vida. No Brasil,  só políticos e professores não precisam ser aprovados em concurso para  exercerem seus ofícios. Não é à toa que estamos como estamos.
Acabo  de ver agora, em reportagem da Folha, que o subconcurso para  "professores" realizado no fim de 2010, que "habilita" os temporários de  2011, foi um fiasco. Das 80 questões, 16 foram anuladas por conta de  erros na elaboração. O governo disse que isso não invalidará a prova, as  questões anuladas serão consideradas como corretas e acrescidas às  notas individuais. Isso fará com que o número de "aprovados" aumente  substancialmente.
Será  que houve mesmo erros na elaboração das questões? Óbvio que não. Está  claro que foi um estratagema do Governo para "aprovar" um tanto de  incompetentes. Afinal, ficaria muito feio para ele se "professores" que  estão há 15, 20 anos na rede pública como temporários fossem reprovados  agora. Ele teria que admitir que durante décadas colocou incompetentes  em salas de aula. Fez o que, então? Criou esse ardil e deu de graça 20%  da prova para todos os temporários. Corrijo o que disse há pouco, o  subconcurso não foi um fiasco, foi um sucesso, um êxito retumbante.
Resolvida a questão: estão todos habilitados e capacitados.
Em  tempo: fiquei sabendo pela reportagem que formados em psicologia, se  aprovados nesse subconcurso, podem lecionar ciências, o que inclui  biologia, química e física. O que esses imbecis sabem além de se deitar  em divãs e chupar um charutão?
0 Comentários