Tá Todo Mundo Louco ?

Simão Bacamarte - psiquiatra do conto "O Alienista", Machado de Assis -, com o objetivo de estudar a loucura, instala-se em uma pequena cidade do interior fluminense e, com o apoio da prefeitura, constrói o sanatório Casa Verde, onde vai internando todos os que seus estudos apontam como loucos. Inicialmente, os internos são pessoas tidas como loucas pela própria população local; Simão Bacamarte, depois, começa a internar cidadãos respeitáveis da comunidade, chegando até ao presidente da Câmara e à sua própria esposa. Parece-me que no fim, faz tempo que li o referido conto, depois de ter internado quase toda a cidade, Simão Bacamarte conclui que a "loucura", então, é o normal, e o normal, ele no caso, é o louco; solta todos do sanatório e se autointerna, morrendo meses depois.
Bom, a nova edição de o "Guia Americano de Saúde Mental", que valerá para 2013, dá uma de Simão Bacamarte e decreta que ninguém é normal, todos temos algum distúrbio de ordem psiquiátrica. Nessa nova edição, até a birra infantil é colocada como distúrbio psiquiátrico; há outras novas pérolas : ansiedade depressiva leve, síndrome de risco de psicose, distúrbio de desregulação de temperamento (esse deve ser o famoso "pavio curto").
Enfim, patifarias e picaretagens a mancheias. O tal do psiquiatra nada mais é que um psicólogo que teve estômago para passar por umas aulinhas de anatomia, um psicólogo um pouco menos viado.
É tudo frescura! Criam-se doenças para que remédios sejam vendidos aos milhões. Crianças, hoje, tomam antidepressivos receitados por esses picaretas, e com a anuência dos pais, igualmente idiotas. Só nos EUA, remédios para "déficit de atenção" destinados a crianças renderam 4,8 bilhões de dólares. Déficit de atenção é o cacete. Na minha época, esse era o "avoado", o que vivia no mundo da lua, nada que uma chamada na chincha não resolva. E o tal hiperativo? Na minha época, era o famoso "capeta", nada também que uma boa esfrega não dê jeito.
Essas pessoas têm um único distúrbio mental : a burrice, a incapacidade de construir seus próprios pensamentos, a preguiça para tal, a ingerência do seu próprio ser.
Então, deixam a cargo dos psicólogos e psiquiatras, e esses curandeiros nadam de braçada, é claro. Não tenham dúvidas, se uma pessoa diz que acha que está precisando de uma terapia, seu distúrbio já está detectado : burrice. O resto é comércio de drogas.
Aliás, esse é um outro lado da questão, é muito útil essa psiquiatria toda para pessoas que queiram se drogar legalmente. O cara é um escroto dum viciado, mas com ordens médicas, dá até status pro filho da puta.
As pessoas enchem a boca pra dizer que "fazem terapia", é chique, dá a entender que essa pessoa tem preocupações de autoconhecimento, que é uma pessoa esclarecida, letrada... O caralho!!! As pessoas deviam era ter vergonha em anunciar que fazem terapia; no mínimo, uma certa reserva em sair dizendo por aí que são incapazes de gerir sua própria vida e que dependem dos conselhos de curandeiros e drogas legalizadas.
Simão Bacamarte, ao menos, teve a hombridade de assumir seu erro e, inclusive, a rara decência da autopunição. Mas Machado de Assis, feliz dele, viveu em tempos em que a honradez era ainda bem precioso.
Tá todo mundo louco?
Eu, não!!!

Postar um comentário

0 Comentários