Educadores? Pois, sim

Como não há uma real valorização do professor no Brasil, os governantes, vez em quando e assessorados pelos peidagogos de gabinete, resolvem fazer o que eu chamo de "agrado semântico" aos queridos mestres.
Várias foram as mudanças na designação do ofício docente desde que eu ingressei nessa barca furada. Professor passou a ser chamado de orientador, norteador, facilitador de aprendizagem e, agora, mais recentemente, de educador.
Num belo dia, a gente acorda de mau-humor, com uma puta ressaca, chega na escola e recebe a boa-nova : professor, de hoje em diante, você é um educador. Puta que o pariu. Que maravilha, que coisa mais solene e lisonjeira. O pior é que 98% dos chamados professores sentem-se mesmo valorizados, reconhecidos, recompensados, até.
Educadores... muito bonito. E igualmente mentiroso.
Antes de tudo porque quem tem que educar a criança e/ou adolescente são o pai e a mãe, é a família e, depois, que professor não tem condição de educar ninguém. No geral, ele próprio não tem educação, o brasileiro não é educado.

Na escola onde leciono, as mulheres da limpeza tiveram de chegar ao absurdo de colar cartazes nas portas dos banheiros dos professores pedindo que se dê a descarga; ainda assim, não raro, vou usar o banheiro quando chego pela manhã e encontro lá um "presente" deixado por algum "colega".
A cozinha da sala dos professores também dá mostras da educação dos educadores. É frequente algumas professoras do período noturno por lá jantarem e deixarem os pratos com restos de comida na pia. Aquilo já está fedendo pela manhã. Confrontada com a situação, uma dessas professoras chegou a manifestar indignação, se nem na casa dela, ela lava pratos antes de dormir, quanto mais na escola.
Que a casa da sujeita seja um chiqueiro, é problema dela e da sua família, mas ninguém tem a obrigação de aturar a falta de higiene dela num local público quando for tomar seu copo d'água ou fazer lá o seu lanche.
O duro é que em reuniões peidagógicas, de pais ou em qualquer oportunidade outra de falar, o discurso desse povo é recheado de éticas e morais.
Nem acendam as suas lanternas de Diógenes, é inútil. Não há educadores no Brasil, o brasileiro não é educado.
Nunca será.

Postar um comentário

0 Comentários