Eu Sempre Desconfiei

Sempre achei muito estranha aquela história da Cleópatra ter se suicidado pela peçonha da áspide, serpente do Egito. Afinal, ninguém do Antigo Egito foi mais versada em "picadas" de cobra que Cleópatra. Relatam as crônicas da época que ela se fazia picar várias vezes por dia, e por diversas cobras, de todos os tipos : egípcias, hebreias, romanas, núbias, mambas negras, etc e etc.
A mulher tinha todo um Instituto Butantã correndo nas veias. E aí vem uma aspidezinha de nada e a derruba com uma simples mordidela entre os peitos? Sempre desconfiei.
Agora - publicado hoje na Folha de São Paulo, caderno Ciência - Christoph Schaefer, historiador alemão e professor da Universidade de Trier, encontrou provas de que drogas, não veneno de cobra, foram a causa da morte.
Ela provavelmente tomou uma mistura de ópio, cicuta e acônito. Naquela época, essa era uma mistura que levava a uma morte sem dor em apenas algumas horas, enquanto a morte por veneno de cobra poderia levar dias, além de ser uma modalidade lenta de morte, causava também a desfiguração da pessoa. E Cleópatra, famosa por sua beleza, não teria se sujeitado a isso.
Cleópatra matou-se aos 39 anos, alguns dias após o suícidio de Marco Antônio, derrotado pelas forças de Otaviano na batalha de Ácio.
E qual a importância dessa descoberta "histórica"?

Nenhuma. Absolutamente nenhuma.
Só mesmo falta de assunto. Minha e do historiador alemão.

Postar um comentário

0 Comentários