Divagações Sobre Faraós, Presidentes E Construtores

A última e mais importante obra de um faraó, aquela via qual seria imortalizado e sempre referido, era a sua pirâmide. Quanto maior e opulenta, melhor.
O filme "Lula, o filho do Brasil", talvez sua última obra como presidente (assim espero, pelo menos), é a pirâmide de Lula.
Grandiosa obra de propaganda que faria corar os Estados totalitários de Stalin e Adolfinho, versão oficial de sua trajetória ao Planalto, imagem pela qual Lula quer ser lembrado.
Ninguém podia saber dos segredos das pirâmides, de seus labirintos de túneis e corredores que davam acesso à câmara principal onde eram guardados a múmia do faraó, seus tesouros e segredos; finda a construção, todos os envolvidos, de escravos a engenheiros, eram enterrados juntos com o faraó.
Fábio Barreto foi o construtor da pirâmide de Lula, cineasta de "Lula, o filho do Brasil".
Um filme desse, por mais rastaquera, envolve grande volume de pesquisa, leitura de arquivos confidenciais, entrevistas, depoimentos e etc de pessoas que conheceram Lula antes dele ser O Lula, pessoas que sabem do homem e não do presidente. E o homem é sempre perigoso ao presidente.
Certamente, apenas uma pequena fração do material colhido foi maquiada e usada para os propósitos do filme, mas Fábio Barreto se tornou o homem que conhece os segredos da pirâmide.
Findo o filme, Fábio Barreto sofre um acidente automobilístico.
O construtor da pirâmide de Lula está à beira da morte.
Coincidência?
Ainda que seja, Fábio Barreto a mereceu.
Um cara, um cineasta de considerável talento, um fazedor de arte, prestar-se ao papel de propagandista do Estado, bem que merece levar um tranco brabo.
A pirâmide ficou pronta. E seu construtor, provavelmente, será o primeiro sepulto em suas câmaras ocultas.
Quantos já não estarão enterrados em seus alicerces?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Pensaqyeue nessa época eu ers como a maioria que via no Lula um pobre que fazia pelos pobres e era perseguido por isso. Esse cara morreu mesmo preservando "o segredo do faraó"?

    ResponderExcluir