Carta do Apóstolo Valdemiro Aos Idiotas

O canal 32, ex-MTV, de propriedade do grupo Editora Abril, está à venda. Pela bagatela de R$ 500 milhões, qualquer um poderá se tornar um feliz dono de um canal de televisão. E há um interessadíssimo comprador em potencial : o apóstolo Valdemiro Santiago, líder da denominação religiosa Igreja Mundial do Poder de Deus.
A compra do canal poderá expandir o alcance de sua igreja, aumentar a arrecadação e tentar sanar a grave crise financeira pela qual passa a congregação do apóstolo, parte dela decorrente do desvio de dízimo realizado por alguns de seus próprios pastores. Valdemiro Santiago - tadinho - está a enfrentar seu próprio Judas.
Mas, regra básica do capitalismo, para fazer dinheiro, é necessário dinheiro. E onde consegui-lo? Trabalhando? Claro que não. Nem tentem, garanto que não funciona. Valdemiro Santiago, porém, é muito mais esperto e inteligente que esse que vos fala, nem se dará ao trabalho de tentar trabalhar.
A solução é tosquiar, ainda mais, suas prestativas e providentes ovelhinhas. Da lã, nada lhes sobra, máquina zero já lhes foi passada até o último dos fios; o que resta a Valdemiro é arrancar-lhes o couro, ou conseguir novas ovelhas, felpudas e lanosas, lã fresca e idiota para os cofres da igreja.
E que melhor isca para novos fiéis que não um bom milagre? Que melhor chamariz do que, a troco de um reles dízimo, ter o Todo-Poderoso a seu inteiro dispor, a lhe dar consultoria e a resolver seus problemas?
Sim, o crente, antes de tudo, é um canalha preguiçoso. Via dízimo, ele terceiriza a deus todos os seus problemas e todas as providências e decisões às quais deveria proceder para melhorar a própria vida. Um dobrar de joelhos e umas moedinhas em troca de um milagre de prosperidade. Convenhamos, não é um mau negócio.
Mas milagres são eventos raros, inexistentes na verdade, não dão em árvores por aí. E se não os há, fácil : fabriquemo-nos. A Igreja Católica, mestre maior dos picaretas, faz isso há quase dois milênios. E Valdemiro Santiago, aparentemente, também resolveu fabricar os seus.
O colunista Daniel de Castro, do portal UOL, noticiou que uma carta está a ser veiculada dentro das filiais da Igreja Mundial. Na carta, o bispo de cada igreja, supostamente por ordem do próprio Valdemiro Santiago, convoca os fiéis, que possam viajar para outras cidades, a darem seu testemunho de fé, fazerem-se passar por enfermos curados pela Mundial, ex-drogados, aleijados etc.
A intenção é colocada de forma bem explícita no texto da carta : a Mundial precisa da ajuda dos fiéis para conseguir que mais pessoas contribuam, para a aquisição do canal 32. Aqueles que aderirem à cruzada, terão ajuda de custo em suas viagens. E, lógico, as gratidões eternas de deus e, o mais importante, do apóstolo Valdemiro Santiago
Aos que não puderem ajudar, a Igreja Mundial pede sigilo e discrição, pede que destruam a carta e que não comentem com ninguém.
Questionada pelo portal UOL, a Igreja Mundial, representada pela pessoa do bispo Jorge Pinheiro, disse que "a informação [sobre a carta] não procede", mas não esclareceu a origem das várias cópias encontradas em uma sala do templo da Mundial da Avenida João Dias, na zona sul de São Paulo.
Se for verdade, devo admitir que é mais uma bela maneira do endividado Valdemiro Santiago explorar o filão de ouro quase esgotado de seus cordeiros; se não for, alguém acaba de lhe proporcionar uma boa ideia.

Postar um comentário

0 Comentários