Um Pouco de Beleza, Para Variar (5)

A despeito, alheias, cagando e andando para a selva de pedra que tenta asfixiá-las, a Natureza e a Evolução contam com suas armadas de resistência, com seus exércitos de farda verde-clorofila. E infiltra seus comandados nos lugares mais inusitados e menos prováveis, como pequenos e discretos lembretes a nos dizerem : vocês passarão.
O belo pé de maracujá da foto abaixo nasceu à margem do asfalto, aos pés de um oitizeiro plantado ao concreto frio e impessoal de uma calçada. Começou tomando toda a árvore em rápida escalada, insaciável em sua sobrevivência e em se deitar e se espreguiçar sob o céu, estendeu seus ramos e gavinhas pela fiação telefônica adjacente.


Passo pela viçosa passiflora todos os dias rumo ao trabalho; não raro, surrupio algumas de suas folhas para um aconchegante chá noturno. E, agora, nessa semana, a bela trepadeira entrou no cio, virou "mocinha", abriu-se em florada, descerrou suas pétalas para ser tomada, violada, fecundada pelas abelhas e outros pretendentes.


A flor do maracujá é chamada também de a flor da paixão - daí, do latim, o seu nome científico, Passiflora.
Discordo.
Nenhuma paixão humana é tão bonita e perfeita assim.
Tampouco tão fértil e frutificadora.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. A flor do desejo e do maracujá (eu também quero beijar)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a mania de fotografar muitas árvores e plantas que encontro no meu caminho ao trabalho. E gosto de conferir as fotos de tempos em tempos para apreciar as mudanças que ocorrem nelas. Belas imagens as que vc registrou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tiro muita foto de plantas. Você conhece um aplicativo chamado Plantnet?
      Você tira a foto e ele identifica a espécie pra gente. É bem interessante.

      Excluir
    2. Não conheço esse aplicativo, mas vou pesquisar sobre. Obrigado pela dica.

      Excluir