Valha-me Santo Olavo de Carvalho!!!

Meu amigo virtual Jotabê, católico moderado, praticante pero no mucho, está emputecido como nunca antes o percebi!!!
Estão querendo canonizar o Olavo de Carvalho!!! 
Em um comentário aqui no Marreta, ele extravazou toda a sua indignação : "E o mais louco descobri agora: um lunático está defendendo sua canonização pela Igreja Católica! Um dos argumentos é que quase três mil pessoas converteram-se ao catolicismo por sua causa. Com um argumento desses o Edir Macedo deveria ser proclamado deus".
Ué, mas o Edir Macedo ainda não é deus?
Como desconhecia a informação, fui dar uma fuçada no Google e de fato. Discípulos do professor Olavo querem que ele vire santo. A iniciativa é do médico psiquiatra (e ainda tem gente que toma os remédios que essa raça prescreve) Ítalo Marsili.
De acordo com o psiquiatra, Olavo de Carvalho merece a canonização por ter promovido o retorno de uma multidão de almas à Igreja Católica : "o espírito santo, sem dúvida, utilizou a vida do professor Olavo para tocar as nossas. Uma multidão de almas voltou para a fé e para a igreja através dele", disse Marsili.
Curiosa e coincidentemente, sem nem saber desse pedido de canonização, ouvi um depoimento parecido da deputada federal pelo PSL Bia Kicis. Ela conta que estava há tempos afastada da fé católica e que o seu retorno se deu através da leitura das obras de Olavo de Carvalho.
Marsilis afirma estar de posse dos relatos e dos testemunhos de fé de mais de 3 mil pessoas, que teriam se convertido (ou retornado) ao catolicismo pelas mãos bentas de Olavo de Carvalho. Para embasar ainda mais o seu pedido de canonização, ele quer continuar a coletar depoimentos e pede que mais pessoas que tiverem sido tocadas por Olavo enviem seus testemunhos para as suas redes sociais.
Três mil (re)convertidos... Nada mal. Em tempos de expansão das igrejas evangélicas, nada mal, mesmo. Duvido que a grande maioria dos padres, bispos etc possam se orgulhar de tal marca; antes pelo contrário, muitos muito mais afugentam do que arrebanham ovelhinhas.
Nada entendo da Fé, de seus caminhos e de seus trâmites, mas não vejo entrave ou óbice algum na canonização de Olavo de Carvalho. Ele tem boas qualificações para santo em seu currículo. Muitos santos foram filósofos. São Tomás de Aquino foi filósofo. Santo Agostinho foi filósofo. Olavo de Carvalho, idem.
Deixe, pois, de intransigências e de velhos (pre)conceitos Jotabê, afinal, muitos santos foram homens de pecados, até mesmo ex-hereges. São novos tempos. A Igreja precisa de novos santos. De novos tipos de Cruzados. Além do quê, convenhamos, o Vaticano não está em posição de ficar exigindo muito, não.
Quem sabe a canonização de Olavo de Carvalho não seja mesmo a vontade de Deus, famoso por seus mistérios e por seus desígnios insondáveis e inescrutáveis?
Quem sabe a canonização de Olavo de Carvalho não seja Deus escrevendo certo pelas linhas tortas do professor?
De mais a mais, às vistas de um Deus que calcinou e atomizou Sodoma e Gomorra, as Hiroshima e Nagasaki do Velho Testamento, Olavo de Carvalho nada tem de radical, é até comedido demais, um verdadeiro modelo de ponderação. 
Um santo, enfim.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. A grande vantagem da Igreja católica atual é que ela não dá mole para candidatos a santo. Para virar santo (post mortem, obviamente) tem de provar muito bem provado a realização de dois milagres, bem diferente das igrejas pentecostais, onde a cura de uma dor de cabeça é milagre. Além do mais, se há uma coisa que a maioria da Igreja Católica abomina são as manifestações radicais tipo Opus Dei, Arautos do Evangelho, TFP, Guerreiros da Virgem. Talvez nesse nicho o astrólogo possa ser bem visto. Outra alternativa seria a Igreja Católica Brasileira (talvez). E cá pra nós, um sujeito que teve três esposas simultaneamente vai ser santo na puta que o pariu. E, para encerrar: sou um católico meia boca, mas não defendo padres ou santos, defendo a Igreja Católica Apostólica Romana. GRF, você está muito mal de coleguinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara suportou três mulheres ao mesmo tempo? E você ainda diz que ele não é um santo?
      Eu também já ouvi de um padre, que dava aulas de filosofia em uma das escolas que lecionei, que o Vaticano não compactua com grupos feitos os que você citou. E por que não faz algo contra? Por que não os "deserda", não os declara não componentes da igreja católica? Por que, aparentemente, faz vistas grossas a eles? Talvez, e só talvez, afinal, como eu disse, nada entendo dos caminhos da fé, esses grupos prestem algum tipo de serviço à Igreja que ela própria considere até necessário, mas que para manter o "bom nome" não se disponha a fazer oficialmente. Talvez esses grupos façam o serviço sujo que o Vaticano não pode. Talvez disso, essa aparente tolerância, sei lá. No livro O código Da Vinci, há menções a esse tipo de pacto tácito.
      E o que tem o GRF a ver com isso? O fato do tal médico ser um psiquiatra? O GRF é psicólogo.
      E o que é essa tal Igreja Católica Brasileira?

      Excluir
    2. Vamos começar pelos mais simples:
      - Eu sabia que o GRF é psicólogo (que inveja!) e creio que tem uma “pegada” mais de esquerda e abomina a tchurma do Bozo. Então, era só uma provocação, uma brincadeira.
      - A Igreja Católica Apostólica Brasileira é uma dissidência da Romana. Foi fundada por um bispo brasileiro e todos os padres por ele ordenados são padres mesmo (informação do meu falecido amigo Pintão). Algumas diferenças: quando ainda não havia divórcio os desquitados podiam se casar novamente; não reconhecem a infalibilidade papal (então, não o seguem), os padres podem se casar e os santos não são necessariamente os mesmos da Igreja de Roma. O “Padim” Cícero, por exemplo, foi canonizado por eles. O astrólogo podia entrar nessa boquinha, entendeu?
      - Todos os padres que conheci, de origem holandesa, extremamente cultos e sérios, odiavam e desprezavam essas organizações católicas de extrema direita. Durante o período militar, enquanto a TFP esgoelava nas ruas slogans conta o “comunismo ateu”, os padres do meu bairro escondiam pessoas perseguidas pela ditadura.
      Essas organizações e agremiações religiosas radicais parecem ter uma atração por roupas e estandartes pomposos que lembram cavaleiros feudais (botas de couro, correntes, emblemas muito bonitos, etc).São monarquistas, etc. Para mim são o oposto da Igreja solidária e humilde que o papa Francisco tenta valorizar. Enfim, não sou especialista nisso, mas “São Olavo” é overdose de delírio de radicais enlouquecidos.
      Dê uma olhada nestes links
      https://www.presbiteros.org.br/o-que-e-a-igreja-brasileira-ou-igreja-catolica-brasileira/
      https://istoe.com.br/os-arautos-do-anticristo/

      Excluir
    3. Talvez esses grupos religiosos sejam descendentes, ou se inspirem, nos antigos cruzados, que eram militares a serviço da Igreja, como os tais Cavaleiros Templários, que eliminavam os inimigos do clero. Há rumores de que o Opus Dei e assemelhados ainda atuem um tanto nesse sentido. Tenho um amigo professor que teve a oportunidade de visitar os tais Arautos do Evangelho e, de fato, a disciplina, o tipo de hierarquia etc são puramente militares, espartanas. Pelo que esse amigo me contou, os Arautos do Evangelho foram formados por uma ala ultraconservadora da TFP, tão conservadores que julgavam os TFP uns moloides, uns progressistas.
      Vou dar uma olhada nos links que me enviou.

      Excluir
  2. Como ousam espalhar meu nome em vão?

    ResponderExcluir