Há alguns dias, Jotabê, o ermitão do Blogson Crusoe, queixou-se de uma suposta censura ao seu blog salva-vidas. Suas suspeitas não são descabidas. Fundamentam-se em anomalias no número de visualizações diárias de suas páginas. Em esporádicos "picos de audiência" que ele atribui à visitas de robôs do Google, a empresa responsável pela plataforma Blogger.
Jotabê está correto na procedência destas visitas extras, na invasão destes vampiros cibernéticos que não precisam de convite para se instalar em nossas salas de estar. De fato, se há alguma intenção de censura ao Blogson Crusoe, eu não sei, mas sei que os robôs não seguem em sua ininterrupta e incansável cruzada orwelliana para nos eleger o Blog do Ano e nos premiar com um milhão de dólares.
Jotabê queixa-se de imagens e vídeos que desapareceram de postagens antigas. Dei uma pesquisada sobre e o que achei não chega a ser motivo de grandes preocupações. Sempre que usamos uma imagem em uma postagem, a tomamos "emprestada" de uma outra página; se, por qualquer razão, a página de origem a excluir, ela também desaparece da nossa. Na minha pesquisa, constatei que isso é mais que normal na blogosfera.
Jotabê também queixou-se do sumiço de uma pasta inteira de seus arquivos. Ele deu um cochilo sobre o seu computador e, quando acordou da pescada, a pasta já não estava lá. Pesquisei e o que consegui apurar mostra que o Google não remove pastas ou postagens específicas de um blog; ou o libera sob certas condições, ou o exclui de vez, em sua totalidade. Nesse caso, deve ter sido algum descuido, alguma cagada mesmo, que poderia ter sido consertada pelo hábito de sempre manter um backup atualiazado. Só Jesus Cristo Salva; o Jotabê, pelo visto, não.
Não vejo aparentes causas para o receio de Jotabê a uma censura do Blogson Crusoe. Jotabê escreve para a família. Tem texto bem-comportado e polido; mesmo quando diz algo politicamente incorreto o faz com cortesia e civilidade. Não há peitões nem xavascas no Blogson Crusoe. Não há um único puta que o pariu!
Apenas um motivo que justifique a apreensão de Jotabê, eu posso conjeturar : a ligação que ele tem com o Marreta do Azarão; o fato do blog dele disponibilizar um link para o meu.
Explico : quando o Google começou à caça às bruxas - nesse caso, a Caça à Buças -, isso lá em 2015, o objetivo inicial era excluir todos os blogs da plataforma Blogger que contivessem conteúdo considerado como impróprio pelo falso moralismo da empresa. Não haveria condescendências; tivesse o blog um bucetão exposto, uns peitões, ou um simples texto com palavras tidas como chulas e de baixo calão, ele iria para o paredão do Google e seria fuzilado sumariamente. Por essa época, cheguei a receber mais de mil visitas em dias aleatórios; houve uma ocasião em que mais de seis mil visualizações ocorreram em um único dia. Mesmo blogs que não exibissem conteúdo inadeaquado, como é o caso do Jotabê, mas que tivessem links que pudessem levar o desavisado leitor a uma página de pecado e perdição, seriam igualmente eliminados.
Depois de uma sondagem e triagem inicial, acho que o Google percebeu que se fosse, de fato, excluir todo conteúdo "impróprio" de sua plataforma, iria promover um genocídio na blogosfera, exterminaria 90% dos blogs, promoveria uma verdadeira Crise nas Infinitas Terras. E o Google decidiu enviar, paulatinamente, advertências aos blogs pagãos para que se readequassem, e, finalmente, impôs a pecha de "blog de conteúdo adulto" aos que preferem morrer do que retirar os peitões e aranhas cabeludas de suas páginas. Eu mesmo recebi cinco advertências do Google até a censura final, em 2017; não com a eliminação do blog, mas com a sua retirada dos mecanismos automáticos de busca da empresa.
Assim, uma possível, embora muito improvável, censura ao Blogson Crusoe só pode advir do fato dele ter lá o link do Marreta.
Não tenham dúvidas : a Vigilância continua, companheiros. Tanto que uma sutil mudança ocorreu no aviso que aparece na página inicial do Marreta, assim que o leitor tenta acessá-lo. Tão sutil que apenas o sorumbático GRF pareceu lhe ter notado. Até uns três ou quatro dias, estava lá : "blog de conteúdo adulto", seguido das opções "estou ciente e quero continuar" ou "não quero continuar".
Pois tudo mudou. De conteúdo adulto, o Marreta foi promovido (ou terá sido rebaixado?) a blog de "conteúdo confidencial"! Virei Top Secret! Valha-me São James Bond!!! For Your Eyes Only!!!
O que não sei - e muito me preocupa - é se essa nova classificação indica um afrouxamento do Google quanto ao que considera conteúdo inadequado, ou, pelo seu contrário, um endurecimento de suas regras e, logo, de subsequentes retaliações. Por via das dúvidas e seguindo o conselho de Raul Seixas - mantenha em segredo mas mantenha viva a sua paranoia -, começarei a fazer backups de todo o conteúdo de quinze em quinze dias agora, ao invés do rotineira cópia mensal. E a manter ainda mais atualizado o clone do Marreta na plataforma Wordpress.
Sobre a sutil alteração do aviso, o atento e analítico GRF comentou : "Viu que seu blog agora aparece escrito "Aviso de conteúdo confidencial",
naquela página de "estou ciente e quero continuar"? Ou eu nunca me
atentei para essa palavra, "confidencial", ou mudaram recentemente e
agora tu está na mira da Gestapo".
Gestapo? Antes fosse, meu caro, antes fosse. Desconfio de mais malignas e sub-reptícias organizações em meu encalço, a CIA e o FBI. Ontem mesmo, fiz minha caminhada vespertina meio ressabiado, com um olho no peixe e outro no gato; de novo, como recomenda Raul, andando pra frente, mas olhando pro lado. Com medo de que os Homens de Preto venham a me sequestrar (abduzir-me, no caso) e me conduzir para a Área 51, onde serei dissecado e guardado em uma câmera criogênica ao lado das do chupa-cabras, dos ETs de Roswell e de Varginha e do ET Bilu.
Mas se forem a CIA e o FBI, eu ainda tenho alguma chance. De tanto assistir a filmes e a enlatados americanos, bem sei os seus modus operandi, bem como dribá-los. Aprendi tudo em "Arquivo X".
Agora, se eu estiver na mira da superssecreta (tanto que praticamente ninguém jamais ouviu dela falar) ABIN, aí eu tô fodido! Fodido de verde-amarelo; literalmente. Se descubro que minha perseguidora e algoz é a ABIN, eu nem parto pra luta, jogo a toalha na mesma hora.
Pããããããããããta que o pariu!!!!
5 Comentários
E descobri ontem que o Tumblr censurou o excelente "Sirens and Satyrs" (https://sirensandsatyrs.tumblr.com/). Inclusive, notei que é um blog da sua lista de blogs. Depois, pesquisando, entendi que o Tumblr varreu qualquer foto de pessoa nua da Tumblresfera (e os blogs envolvidos na publicação se foram). É o auge do auge da censura nas redes sociais secundárias e quase esquecidas.
ResponderExcluirSim, o Sirens and Satyrs há tempos fazia parte de meus favoritos. Ele já havia sido censurado antes, quando ainda se chamava Dazzledent (ou coisa parecida) e ressurgiu na forma do S & S. Ainda dá para visualizar o conteúdo dele, desde que se tenha também um blog no tumblr.
ExcluirÉ, Marreta, tá comprometido mesmo aqui a sua operação. Me deixe tentar o seguinte, faça upload do back up mais recente de posts desse blog e me envie por e-mail. Ai crio um novo blog, a principio podendo ser acessado só para colaboradores, portanto não listado. Ai desenvolvo lá o layout, e lhe adiciono como administrador, agora dessa vez para não ter problemas, coloco ele público depois, porém +18 desde o começo, para assim não ter mais "problemas com a lei dos robôs".
ExcluirRapaz, isso de ter um blog com layout feito por você me interessou bastante. Seria uma honra, na verdade. Mas como isso funcionaria? Eu teria o controle do blog, a senha etc?
ExcluirSe puder - lembre que eu não sei quase porra nenhuma de informática -, pode me dar mais detalhes por e-mail?
Posso sim, em tese, eu uparia todas as suas postagens lá, só que em um novo layout, eu pesquisaria algum que combinasse contigo, de preferência em um modelo parecido com aquele que eu uso, podendo ter o banner, vários posts na página principal, e assim vai. E se achar interessante, te ensino a colocar o Disqus, aquele sistema de comentários que tem tanto no da gente, quanto no do GRF, porque além de ampliar para que mais pessoas comentem, ele é mais compacto até nas notificações, quando alguém te responde, e etc. Vou abrir meu e-mail aqui, em resumo eu ia lhe deixar com o blog pronto, adicionava seu e-mail para ser o dono, e eu saia de fininho.
Excluir